7 formas naturais de tratar bolhas nos pés

Bolhas nos pés

Bolhas nos pés

Andava a treinar quando o meu parceiro de corrida me desafiou para uma meia maratona para daí a dois meses. Iniciámos de imediato um dos vários programas de treino disponíveis e, no final da quarta semana, decidi substituir os meus sapatos gastos por uns novos. A transição para uns sapatos novos nunca tinha sido um problema, pelo que não antecipei nenhum com a mudança. Como estava errado!

Depois de apenas duas corridas, senti que estava com problemas. Na primeira os sapatos novos deixaram-me com pequenas bolhas nos pés e na seguinte, na mesma semana, nada melhorou. Claramente aquelas bolhas iam exigir uma estratégia adequada.

Quer sejam causadas por sapatos desconfortáveis, demasiado trabalho no jardim, ou qualquer outra razão, ter uma bolha não é nada divertido e pode comprometer o que se quer fazer. Da próxima vez que lidar com bolhas nos pés, tente algumas destas formas naturais.

1. Mantenha limpo. Isto é especialmente importante se a bolha rebenta. As bolhas precisam de tempo para sarar e você não quer provocar uma infecção, complicando as coisas ainda mais. Lave as bolhas suavemente com água morna e sabão.
2. Descanse. Se têm uma bolha causada pelos sapatos de correr, experimente sapatos diferentes ou então descanse uns dias ou até mesmo uma semana. Evite a actividade que causou a bolha, dando tempo para se curar. Se você abusar, como eu fiz, não só irá piorar a situação como também fazer com que demore mais tempo a sarar.

3. Acalme com camomila. Pode embeber uma saqueta de chá de camomila em água morna e aplicar na bolha como se fosse uma compressa. Ajuda a acalmar a dor.

4. Experimente aloé. Aloé vera acalma a pele danificada e ajuda a curar a bolha.

5. Trate com vitamina E Vitamina E ajuda a pele a curar mais rapidamente e previne cicatrizes.

6. Mergulhe. Tome um banho quente com bastantes sais para ajudar a acalmar a bolha, o que também ajuda a reduzir o inchaço, drenando-o naturalmente. Aviso: Se a bolha rebentou, os sais podem provocar ardor!

7. E se rebentou?Geralmente você não quer rebentar a bolha propositadamente, pois aumenta a probabilidade de infecção. Se a bolha rebentar, resista ao impulso de remover a pele solta. Em vez disso, lave-a delicadamente com água e sabão e deixe a pele no lugar. Esta pele irá proteger naturalmente a bolha da irritação e evita uma infecção.

Já tentaram outras formas naturais para tratar uma bolha? Gostaria muito de conhecer as vossas experiências. Por favor, usem os comentários!

Adaptado  de 7 Natural Ways to Treat a Blister by Becky Striepe at www.care2,com

Artigo relacionado: Exercício Físico e Medicina Chinesa

About these ads