10 Efeitos Colaterais do Excesso de Cafeína

cafeina

cafeina

No mundo de hoje, muita gente depende de cafeína para obter energia ao longo do dia. Quer seja café, refrigerante ou chocolate, a cafeína é um estimulante rapidamente absorvido pelo organismo que viaja para o cérebro, onde excita o sistema nervoso. Pode ser útil em pequenas quantidades para alívio rápido de fadiga ou de sonolência, no entanto, pode provocar efeitos secundários nocivos quando se consome cafeina em excesso. Neste artigo, vai aprender alguns deles:

1.    Ritmo cardíaco acelerado
Uma vez que a cafeína excita o sistema nervoso, pode existir mais pressão sobre o coração para manter o corpo em estado de estimulação. Ao acontecer, acelera a frequência cardíaca para acomodar o trabalho extra do organismo. Ritmo cardíaco rápido pode ser perigoso, especialmente para quem têm uma doença cardíaca ou sofre de ritmos cardíacos irregulares.

2.    Dificuldade em adormecer
A cafeína ajuda a ficar acordado e alerta, logo não é surpresa que em demasia interfira com os padrões de sono. É melhor não consumir cafeína antes de ir para a cama, já que poderá mantê-lo acordado mais tempo. Mesmo que não tenha ingerido cafeína recentemente, demasiado consumo ao longo do dia pode afectar a capacidade de adormecer à noite. Para algumas pessoas, isto produz um ciclo vicioso dado que não dormindo à noite, necessitam de mais cafeína durante o dia.

3.    Urina frequente
A cafeína é um diurético, o que significa que ajuda o corpo a drenar líquidos. Isto pode levar ao aumento da frequência urinária, especialmente quando a cafeina é ingerida através de bebidas como o café, chá ou refrigerantes.

4.    Náusea
O efeito diurético da cafeína pode causar náuseas em algumas pessoas e, em alguns casos, pode mesmo provocar vómitos. O acto de vomitar em si é raro embora possa acontecer a pessoas mais sensíveis.

5.    Dores de cabeça

As pessoas que bebem demasiada cafeína podem começar a sentir dores de cabeça devido aos efeitos colaterais da estimulação do cérebro. A dor pode ter níveis de intensidade variados e pode ser facilmente confundida com outros problemas de saúde.

6.    Ansiedade

Algumas pessoas não lidam bem com estímulos fortes no cérebro e no sistema nervoso, resultando em estados de ansiedade causados pelos efeitos da cafeína no corpo. Em casos mais severos, podem mesmo sentir sintomas de depressão associados ao excesso de cafeína.

7.    Tremores musculares

Muita gente sente tremores no corpo ou nervosismo depois de beber demasiado café, o que resulta da superestimulação do sistema nervoso. Pessoas que deixam de consumir cafeína após uma longa dependência chegam a sofrer afrontamentos e estados de humor alterados.

8.    Diminuição da densidade óssea

Ao longo do tempo, o consumo de grandes quantidades de cafeína pode diminuir a densidade de massa óssea, uma vez que a cafeína interfere com a capacidade do organismo em absorver cálcio. Em casos graves, uma pessoa com densidade de massa óssea significativamente diminuída pode desenvolver osteoporose.

9.    Caroços no peito
Pessoas que bebem cafeína em excesso podem desenvolver nódulos dolorosos no peito, conhecidos também por doença fibrocística. Em alguns casos, simplesmente reduzir a ingestão de cafeína faz com que estes caroços desapareçam.

10. Nutrição
Crianças que têm excesso de cafeína na sua alimentação, não estão a receber uma nutrição equilibrada para o seu desenvolvimento e crescimento adequado. Isto torna-se verdade quando uma criança toma bebidas cafeinadas em vez de bebidas saudáveis, como água, leite ou sumos naturais. Além disso, a cafeína pode diminuir o apetite da criança, o que aumenta a probabilidade de nutrição desadequada

Adaptado de 10 Possible Side Effects of Too Much Caffeine in Your Diet by Ashley Henshaw

Artigos relacionados:  Alimentos Anti Stress; Consequências do Stress; Dicas Anti Stress