10 Alimentos saudáveis que afinal fazem mal

alimentos não muito saudáveis

alimentos não muito saudáveis

Faz parte do senso comum o que é um alimento saudável e o que não é. Por exemplo, sabemos que hamburgueres e batatas fritas fazem mal enquanto que frutas e legumes são saudáveis. Seguindo essa linha de pensamento, há listas de alimentos que muita gente considera saudáveis, mas que, com alguma pesquisa ou simplesmente lendo as etiquetas de nutrição, descobre que grande quantidade de alimentos, supostamente, saudáveis na verdade não o são. Apesar da maior parte destes alimentos não estragar completamente a sua dieta, não devem ser consumidos de ânimo-leve, mas sim com moderação.

1. Sushi

O sushi tradicional japonês feito de arroz, peixe cru e algas pode ser considerado saudável. No entanto, quando começa a comer a versão ocidentalizada, como o rolo com queijo philadélfia, o valor nutricional desaparece. Creme de queijo, molho doce, maionese e massa frita são exemplos de como estes ingredientes ‘’calórico-explosivos’’ podem transformar estes alimentos saudáveis em algo que não é todo saudável. Se realmente quiser maximizar os benefícios do sushi, esqueça o arroz e como antes sashimi de peixe.

2. Barras energéticas

Como complemento de refeição, de vez em quando uma barra energética pode ser uma boa alternativa a não comer nada. Saltar uma refeição pode prejudicar a sua ingestão de calorias do dia porque leva à compulsão alimentar mais tarde. Uma barra de energia é perfeita para mantê-lo satisfeito, proporcionando carboidratos, proteínas e calorias. No entanto, muitas pessoas consomem barras de energia como refeição, fazendo com que este alimento saudável deixe de o ser. Por vezes, sem dar por isso, até substituem a barra por uma tablete de chocolate

3. Granola

Granola é bem conhecida como um snack saudável. As pessoas adoram comer uma barra de granola para satisfazer a fome entre refeições. Apesar de todas aquelas fibras e aveia parecerem nutritivas, se olhar para o rótulo de nutrição ficará chocado. Muitas barras de granola contem adição de açúcar e calorias para ficarem doces e saborosas. O facto de a granola ser apresentada como um snack saudável, acrescido do sabor doce, leva as pessoas a comprar sem consciência da quantidade de calorias que estão a consumir. Antes de comprar este produto ‘’saudável’’, certifique-se que lê correctamente o rótulo e escolha a versão com baixo teor calórico, baixo teor de açúcar e alto teor de fibras.

4. Saladas

As saladas são fantásticas quando substituem uma refeição completa ou quando evitam comer tanto do prato principal. No entanto, os restaurantes são óptimos em destruir um alimento saudável e transformá-lo num pesadelo calórico. Molhos gordurosos, croutons, queijo e um pedaço de presunto fazem com que não haja diferença entre essa salada e uma refeição completa. Se a sua salada vier com peito de frango panado, deixa de ser uma salada e passa a ser um frango à milanesa com acompanhamento de alface.

5. Smoothies

Com todos os frutos, suplementos e até mesmo vegetais, um smothie parece uma opção saudável. Infelizmente, a adição de açúcar e de iogurtes gordos pode transformar estas bebidas saudáveis em algo que se assemelha a um milkshake. Uma boa regra: quanto mais doce, menos saudável.

6. Queques integrais

A maioria das pessoas sabe que cereais integrais ao pequeno-almoço são uma forma saudável de começar o dia, mas um queque integral não conta. Um queque integral normalmente está cheio de açúcar e farinha refinada, que são duas coisas que o nosso corpo não precisa no início da manhã.

7. Pretzels  .

Muitas vezes, os pretzels são vistos como uma alternativa saudável às batatas fritas. Provavelmente tem uma ponta de verdade visto que são cozidos no forno e não fritos e não têm tantas calorias. No entanto, serem mais saudáveis que as batatas fritas, não faz deles um alimente saudável. A maior parte dos pretzels não oferece qualquer valor nutricional e apenas fornece um bom bocado de sal, calorias e gordura de que o seu corpo não precisa.

8. Iced Tea

A fim de evitar os refrigerantes açucarados, muita gente recomenda o chá gelado em alternativa. Porém, a maioria das pessoas ignora o facto de que muitos chás gelados têm tanto açúcar como a maior parte dos refrigerantes. Quer tenha sabor a fruta ou não, os chás gelados estão carregados com açúcar e calorias. Se quiser um chá gelado saudável, certifique-se que não tem açúcar.

9. Passas de frutos

Muitas pessoas assumem que os frutos secos equivalem a comer a fruta original. Na realidade, este alimento não é mau de todo, mas o que destrói o seu valor nutricional é todo o açúcar que o fabricante adiciona durante a produção. Portanto, desfrute as suas passas, mas fique consciente de que era melhor comer um belo cacho de uvas.

10. Água

Sim, até a água pode ser considerada algo não muito saudável, quando começa a bebe-la com sabores adicionados. Águas com sabores adicionados e vitaminas podem atingir níveis calóricos perto de outros refrigerantes ou sumos. Se quiser manter-se seguro e saudável, basta acrescentar uma rodela de limão na água para ficar com um sabor muto agradável.

Adaptado de 10 Healthy Foods That Are Actually Bad For You  de Matthew Cenzon 

Poderá tambem ter interesse em: