Porque é que as pessoas obesas tem mais fome?

Pessoas obesas tem mais fome

Pessoas obesas comem mais doces

Quando pessoas de peso normal estão com a barriga vazia, o cérebro é acionado, informando que o corpo precisa de comida. Quando o estômago fica cheio, essas pessoas ficam sem fome cinco horas ou mais.

As pessoas obesas, no entanto, precisam de comer novamente apenas uma hora ou menos depois de uma refeição. Cientistas descobriram o porquê dessa necessidade.

  •  Cérebro regula a fome

Tomografias cerebrais de indivíduos saudáveis, incluindo obesos, revelaram que quando os níveis de açúcar ou açúcar no sangue caem, a região do cérebro que regula os impulsos não consegue controlar o desejo de doces e alimentos altamente calóricos. Essa ânsia é particularmente aguda entre os obesos.

Esse facto ajuda a explicar porque indivíduos obesos com níveis de açúcar no sangue flutuando desordenadamente durante o dia têm tanta dificuldade em controlar o apetite por comidas gordurosas e sobremesas açucaradas.

  • Níveis de açucar no sangue

Os níveis de açúcar no sangue flutuam naturalmente durante o dia. Os níveis são mais baixos no período da manhã, antes do pequeno almoço, provocando fome. Os níveis de pico dão-se normalmente uma hora ou menos depois de uma refeição e mantém-se num nível equilibrado por várias horas, até que sintamos fome novamente.

Os indivíduos obesos têm uma fome muito maior do que os de peso normal quando os níveis de açúcar do sangue estão abaixo da média. Além disso, os obesos sentem mais vontade de ingerir alimentos mesmo com os níveis de açúcar  normais, a chamada euglicemia, resultando em vários snacks calóricos, mesmo logo depois das refeições

  • Alimentos calóricos em toda a parte.

Para piorar as coisas para os obesos, a visão dos alimentos super calóricos está presente o dia todo, como na publicidade televisiva ou nos outdoors de fast food. Isso faz com que o desejo por alimentos se torne inevitável.

  • Refeições ricas em fibras mais frequentes

Por isso, uma boa táctica para os obesos controlarem o peso pode ser comer refeições menores, mas com mais frequência. Isso pode ajudar a manter os níveis de açúcar no sangue e reduzir os ataques constantes ao frigorífico.

Em geral, vegetais ricos em fibras e grãos integrais são digeridos mais lentamente do que os com baixo teor de fibras, como os alimentos processados que elevam os níveis de açúcar no sangue. Por isso, são boas opções para reduzir a fome por mais tempo.

  • Junk food

A “junk food”  – que normalmente está carregada de açúcar ou é altamente processada e pobre em fibras – faz com que os níveis de açúcar no sangue aumentem muito, para em seguida cairem drasticamente. Assim, o desejo por mais comidas nada saudáveis aumenta ainda mais.

Adaptado de Por que pessoas obesas sentem mais fome? de Stephanie D’Ornelas  em http://hypescience.com/

Poderá ter interesse em:7 alimentos que combatem a gordura  e Perder peso depois dos 40