Dicas para Evitar o Stress das Férias

Evitar stress das férias

Evitar Stress das Férias

Muita gente sonha passar as férias de Verão a tomar banho em águas quentes e transparentes e a dar passeios na praia ao final da tarde. Outros preferem o movimento de grandes cidades, bons restaurantes e museus. Quer sejam férias passadas em casa ou em viagem, a maior parte das pessoas procura prazer, relaxamento e libertar-se da rotina.

De facto há pessoas que adoram ficar longe dos telefones e horários e procuram tranquilidade e oportunidades para estar com as pessoas de quem gostam. Muita gente disciplina-se para por de lado os equipamentos electrónicos e escolhe uma hora apenas para tratar de mensagens urgentes

Veja estas dicas para enfrentar e ultrapassar questões que podem trazer stress às suas férias:

  1. Os planos são realistas? Confira com amigos e conhecidos que expectativas de actividades deverá ter em relação aos seus programas. As crianças não são os únicos a precisar de descomprimir. Os adultos também.
  2. Programou tempo livre? Tempo livre dá aos membros da família oportunidade de fazer exactamente o que pretendem, nem que seja por um bocadinho. Muita gente precisa de passar tempo só. É uma oportunidade para se ligar consigo próprio.
  3. Discutiu as questões financeiras? Grande parte das férias envolve escolhas no que respeita a gastar dinheiro. Ter noção clara do orçamento e fazer com que as crianças conheçam as orientações gerais relativamente aos gastos ajuda a reduzir ansiedade com este tema.
  4. Existe comunicação? O acréscimo de contacto entre membros da família durante as férias pode provocar conflitos. Alguns podem sentir que não estão a fazer o que querem, enquanto outros precisam aprender a encontrar compromissos e a deixar os outros fazerem o seu caminho. A comunicação honesta e sincera pode resultar em entender melhor as necessidades dos outros e a encontrar soluções que equilibram as situações.
  5. Ambiente pesado? Falta de assunto para falar? É a altura ideal para partilhar algo que aprecia nos outros. Uma actividade que pode fazer com as crianças é levá-las a partilhar o que apreciam nas outras pessoas da família ou do grupo. Tente manter o tom desta actividade divertido mas sincero. Pode ser útil ser um dos pais a começar a partilhar a sua genuína apreciação de uma das crianças a fim de que elas entendam melhor o conceito. Este exercício pode ser divertido e dá a todos uma oportunidade de exprimirem algo positivo acerca dos outros.

Quais os seus planos de férias? Partilhe connosco

Adaptado de: Five Tips to Beat Vacation Stress de Sara do Institute of HeartMath

Poderá também ter interesse em: