9 Formas de Fazer Churrascos sem Risco de Cancro

Churrasco mais saudavel

Use vegetais e carnes magras

Há uma relação entre churrasco e risco de cancro. Basicamente, quando alimentos como carne ou gorduras são aquecidas a altas temperaturas ou entram em contacto com chama, são criados componentes cancerígenos. Estes componentes, reconhecidamente cancerígenos são as aminas heterocíclicas (AH) e os hidrocarbonetos aromáticos policíclicos(HAP), mas não precisa de se lembrar dos nomes, desde que reduza o risco de exposição.

Veja 9 formas de reduzir o risco de cancro nos seus churrascos de verão:

  1. Seleccione alimentos com pouca gordura como legumes ou partes magras de carne de vaca, frango ou peixe. As aminas heterocíclicas e os hidrocarbonetos aromáticos policíclicos formam-se assim que a gordura atinge altas temperaturas ou caem nas brasas e fazem fumo. Optar por grelhar alimentos mais magros, reduz o risco de criar estes componentes.
  2. Retire o excesso de gordura da carne antes de grelhar.
  3. Vigie o churrasco. Para obter grelhados mais saudáveis, reduza a probabilidade de fazer chama e fumo intenso.
  4. Evite grelhar demais. Evite também, claro está, comer as partes demasiado grelhadas.
  5. Ponha a carne a marinar em azeite e sumo de limão. Estudos revelam que estes ingredientes reduzem em mais de 99% a formação de componentes cancerígenos. Além disso, tornam mais tenra a carne, dão sabor e evitam que fique seca enquanto grelha.
  6. Use ervas frescas. Está demonstrado cientificamente que ervas frescas como manjericão, hortelã, rosmaninho, tomilho e coentros usadas em marinadas antes e durante a grelha, reduzem a formação de aminas heterocíclicas. Felizmente estas ervas adicionam um sabor fantástico, pelo que a maior parte das pessoas nem se apercebe que está a ser preparado um churrasco saudável
  7. Adicione bastantes vegetais. Espetadas é uma boa forma de o fazer. Alternando carne magra com vegetais, estes não só dão sabor à carne, como também acrescentam fibras e nutrientes ao mesmo tempo que evitam que a carne seque.
  8. Evite grelhar demais os vegetais. Os antioxidantes naturais ajudam a destruir os radicais livres que podem ser causados pelo barbecue. Quanto mais tempo grelha, mais desaparecem as vitaminas C e B. Não grelhe demais.
  9. Verifique se o grelhador está limpo, antes de cada churrasco. Não só são mais apetitosos os alimentos de um grelhador limpo, como também reduz a probabilidade de comer comida carbonizada.

Adaptado de 9 Ways to Cancer-Proof Your Next Barbecue de Michelle Schoffro Cook

Poderá ter também interesse em