9 Alimentos Saudáveis que Engordam

Só porque um alimento é saudável não significa que não engorde. Na realidade, a maioria dos alimentos mais nutritivos têm um elevado número de calorias, mas por uma boa razão. Considerando que as calorias são energia, faz sentido que muitos “alimentos naturais” ou “alimentos saudáveis” lhe proporcionem mais energia; afinal, os animais cuja dieta tem por base este tipo de alimentos conseguem nutrir-se de forma mais rápida e eficaz.

Mas, uma vez que o seu objectivo não é armazenar nozes para um Inverno rigoroso, deve controlar a ingestão dos alimentos nutritivos que apresentamos de seguida, a não ser que a sua intenção seja aumentar de peso.   

1. Nozes e Sementes

Ricas em proteínas, gorduras “boas” e, em muitos casos, em antioxidantes, as nozes são um componente fantástico numa dieta, deste que sejam ingeridas com moderação. Afinal, meia chávena de amêndoas corresponde a 410 calorias, enquanto a mesma quantidade de nozes da macadâmia está perto das 470 calorias.

2. Frutos Secos

Muitos frutos secos são polvilhados ou cristalizados com açúcar, o que vem aumentar a já impressionante quantidade de calorias presentes nestas deliciosas iguarias. Mas mesmo sem qualquer aditivo, uma chávena de uma mistura de frutos secos ronda as 335 calorias, enquanto meia chávena de passas equivale a 108 calorias!

3. Smoothies e Batidos

Mesmo que contenham na sua composição ingredientes frescos e nutritivos, os smoothies podem incluir uma grande quantidade de calorias extra, especialmente se não forem feitos por si. Por exemplo, por cada batido que bebe tranquilamente numa esplanada pode estar a ingerir cerca de 550 calorias!

4. Abacate e Guacamole

Correspondendo a cerca de 275 calorias, os abacates são compostos por 75% de gordura “boa” e outros nutrientes. Mas isso não impede que ganhe alguns centímetros indesejados se exagerar no consumo de guacamole (uma combinação deliciosa de abacate, tomate, cebola, sumo de lima e temperos) ou do próprio abacate.

5. Salada com molhos

Não é na alface que reside o problema. É no molho. E não falamos apenas dos molhos cremosos! Temperos à base de azeite são uma ameaça tão grande quanto outros molhos de salada, tendo em conta que uma colher de sopa de azeite equivale a 119 calorias. A boa notícia é que pode usar menos molho ou optar por mais vinagre ou sumo de limão em vez de azeite quando prepara as suas saladas – ou até evitar a utilização de qualquer tipo de molho!

6. Granola ou Muesli

Graças ao açúcar, ao óleo, às nozes e a outros ingredientes saborosos, o total de calorias presentes num pequeno-almoço à base de granola pode equivaler a 500 calorias por chávena – e isto sem contar com as calorias presentes no leite ou no iogurte. Por esta razão, é mais aconselhado que utilize muesli para complementar as suas refeições e não como o seu principal ingrediente.

7. Manteiga de amendoim

Uma fantástica fonte de proteínas com baixo colesterol e um dos ingredientes preferido dos mais novos numa sandwich, a manteiga de amendoim é, pelas suas propriedades saudáveis e pelo seu sabor, considerada uma excelente adição a uma dieta saudável. Mas, com cerca de 100 calorias por cada colher de sopa, o seu consumo deve ser feito com moderação.

8. Queijo

Apesar de ter na sua composição cálcio e proteínas, o queijo está repleto de gorduras saturadas, colesterol e sódio, para não falar de um número considerável de calorias. Uma fatia de queijo pode conter de 72 calorias (mozzarella parcialmente desnatado) a 127 (parmesão ralado).

9. Quinoa

Provavelmente só ouviu falar dos benefícios deste grão miraculoso – e existem bastantes. Mas após ser cozinhado, este substituto para o arroz rico em proteínas contém 222 calorias por chávena que, apesar de ser um valor baixo, pode contribuir para o aumento de peso se for usado como base ou complemento para as suas refeições.

 

Adaptado de: 9 Healthy, High-Calorie Foods, de Molly, selected from DivineCaroline.

 

Poderá também ter interesse em: