10 Sinais para Desintoxicar a sua Vida

Muita gente se queixa de hábitos que parecem intoxicar as suas vidas. Tal como devemos desintoxicar o nosso corpo quando nos sentimos sem energia, é também aconselhável desintoxicar a vida emocional. Veja algumas das situações mais comuns que podem pôr a sua vida a “andar para trás” e como lidar com elas:

1. Frequentemente atrasada

A cura para os atrasos tem dois lados: passa a valorizar mais o tempo e torna-a mais organizada. Talvez a razão mais importante para tratar o tema dos atrasos seja a indelicadeza perante os outros. Se um dos seus amigos está atrasado, não espere mais. Dê um tempo de espera razoável (ex: 15 min) e saia sozinha, deixando uma nota sobre para onde vai. Desta forma, não só não interfere na agenda da outra pessoa como vai ficar surpreendida com a rapidez com que ela passa a chegar a horas.

2. Irritada e zangada muitas vezes

Zangar-se ou irritar-se muitas vezes é uma forma de se castigar a si própria, aumentando a tensão arterial e criando problemas desnecessários com os outros. A zanga interfere com o pensamento lúcido e a irritação dificulta os relacionamentos.

Para remover este hábito, necessita desenvolver maturidade emocional. Perceba que a zanga não é vista pelos outros como poder, mas sim como infantilidade e petulância. Perde muito mais do que ganha. Permita que os outros sejam eles próprios e não espere que eles andem sempre no seu ritmo. Contar até 10 faz maravilhas, tal como inspirações profundas.

Yoga, meditação e tai chi ou outra actividade calma exercitam a sua paciência. Exercício físico de uma forma geral é uma excelente forma de “queimar” a raiva excessiva.

3. Insegurança nas suas capacidades

Insegurança e sentimentos de incompetência são de facto sentimentos stressantes, apesar de poderem ser úteis. Descubra em que actividades não se sente preparada e não tenha medo de pedir ajuda. Não tem mal nenhum ser um principiante, mesmo que seja perito noutras áreas.

Se não pretende mostrar que é melhor do que é, vá devagar e aprenda à medida que avança. Não exija demasiado de si mas também não se desvalorize.

4. Para além dos limites

Ultrapassar os limites com frequência pode ser um sinal de “mania das grandezas” ou de tentativa de controlar as coisas. Alinhe as expectativas com as suas capacidades e deixe que os outros ajudem à sua maneira. A longo prazo, trabalhar em equipa é bem mais eficiente do que tentar fazer tudo sozinha.

5. Falta de tempo para relaxar

Isto é uma extensão de estar “para além dos limites” e pode ser um sinal de que fica sempre em último lugar na sua vida. Aprenda a programar tempo para relaxar e distrair-se. Se passar a registar na agenda tempo para si própria, tal como faz com os compromissos profissionais, aumenta as probabilidades de relaxar mesmo. Inscreva-se numa aula de yoga, meditação ou dança. Programe uma massagem ou uma sessão de manicura.

6. Tensão insuportável

Se a ansiedade chegou a este ponto, pode estar a precisar de terapia. É possível tratar ansiedade e ataques de pânico. Provavelmente passa a vida com pensamentos e conversas negativas o que a deixa ansiosa.

Experimente afirmações positivas ou rezar. Aprenda a respirar profundamente quando se sentir ansiosa.

7. Frequentemente pessimista

As atitudes negativas resultam de pensamentos negativos, provavelmente desde a infância. Há bastantes livros de auto ajuda que ajudam a mudar a natureza da atitude em relação á vida. Afirmações positivas, rezar, estar grata ou estabelecer pequenos objectivos diariamente são formas de ultrapassar esta atitude limitadora.

8. Conflitos com os outros

Qualquer conflito desgasta. A solução passa por reduzir a quantidade de conflitos. Muitas das técnicas já apresentadas, como afirmação positiva e redução de raiva, contribuem para melhorar os relacionamentos com os outros. Para além disso, pode usar melhores técnicas sociais, tais como ouvir ativamente, comentários positivos, negociação “win win” e comunicação clara para eliminar fontes de conflito.  Aprenda a ouvir os outros, mesmo que não concorde e, antes de falar, considere como é que as suas palavras afectam a outra pessoa. Trate os outros como gostaria de ser tratada. Para e pense antes de reagir.

9. Desgastada

O degaste resulta de estar para além dos limites ou pouco eficiente durante demasiado tempo. Conseguimos lidar com pequenas quantidades de frustração ou de cansaço, mas se estas sensações durarem tempo demasiado, ficamos desmotivados e desgastados. Motivação decorre da celebração e gratidão. Aprenda a celebrar cada realização e procure apreciação quando sentir necessidade. Se tiver dificuldades, talvez seja altura de mudar de carreira profissional ou outro aspecto da sua vida.

10. Sentir-se só

A solidão pode não resultar de estar de facto só, mas muitas das vezes por de sentir incompreendida e desvalorizada. Muitas vezes as pessoas isolam-se por se sentirem desajustadas em situações sociais. Valorize os amigos que tem e faça novos amigos participando em aulas ou eventos onde se pode concentrar numa tarefa. Isto alivia a pressão do contacto com outras pessoas para além de estabelecer pontos comuns.

Atenção ao tempo que passa no computador ou em chats. Estas atividades absorvem tempo, mas fazem pouco em prol da solidão. Programe tempo com um amigo, nem que seja uma vez por semana ou use esse tempo para uma aula ou evento que lhe de oportunidade de conhecer pessoas.

Adaptado de 10 Signs You Should Detox Your Life, de Samantha, selected from DivineCaroline.

Poderá também ter interesse em: