11 Alimentos Anti Envelhecimento para Mulheres

Chegadas aos 50, sabemos que este é um período para uma maior estabilidade emocional, equilíbrio mental, sabedoria e poder, mas também para um envelhecimento físico inevitável e para o aumento de risco de doenças relacionadas com a idade.

Não há muito a fazer para parar a marcha implacável do tempo; mas pode proteger a sua saúde e tornar a sua idade mais graciosa, incluindo os seguintes alimentos na sua dieta:

1. Sementes de linhaça são ricas em linhanos, especialmente importantes para as mulheres. Os linhanos ajudam a proteger o corpo de estrogénios tóxicos presentes em plásticos, em carn, lacticínios e pesticidas, que imitam o estrogénio natural e podem aumentar o risco de cancro da mama. Os linhanos também protegem contra outros tipos de cancro, incluindo o do cólon.

2. Couve-flor e outros vegetais crucíferos, como a couve, o repolho, a couve de bruxelas, os brócolos e a rúcula contêm di-indolilmetano (DIM), um composto que previne o cancro da mama e outros tipos de cancro com causas hormonais.

3. Couve e outras folhas verdes são ricas em ácido fólico, um tipo de vitamina B que previne o cancro do colo do útero e a displasia cervical. Como referido anteriormente, a couve pertence à família das crucíferas que oferecem protecção adicional na prevenção do cancro da mama.

4. Mirtilos são ricos em antioxidantes que protegem contra a doença de Alzheimer – que atinge uma em cada seis mulheres – e previnem alterações no cérebro e na função motora relacionadas com a idade. Os mirtilos possuem também uma forte acção anti-inflamatórias, reduzindo o risco de cancro e doenças cardíacas. As amoras, framboesas, morangos, cerejas, e ameixas são outras grandes fontes de polifenóis.

5. Salmão é rico em gorduras e ómega-3 que ajudam a impedir alterações de humor e depressão, especialmente comuns na menopausa. O salmão é também um poderoso antioxidante que protege os olhos de danos relacionados com a idade. As sardinhas são outra boa fonte de ómega-3.

6. Chá verde é rico em antioxidantes que ajudam a prevenir o cancro da mama e a eliminar células cancerígenas. É também um protector natural da pele e pode reverter os efeitos dos danos causados pelo sol.

7. Azeitonas são ricas em gorduras mono saturadas saudáveis, das poucas gorduras que baixam o colesterol e ajudam a prevenir a inflamação. Para além disso, as azeitonas e o azeite contêm compostos antioxidantes que também têm efeitos anti-inflamatórios e protegem o coração. Pode também encontrar as gorduras mono saturadas nas amêndoas, no abacate e no amendoim.

8. Açafrão retarda e pode impedir o desenvolvimento da artrite reumática, que parece afectar mais frequentemente e mais severamente as mulheres. O açafrão ajuda ainda a fortalecer o sistema imunológico e protege o organismo de possíveis infecções.

9. Feijões são ricos em fibras solúveis, importantes para reduzir o colesterol, proteger o coração e reduzir o risco do cancro do cólon. Por serem ricos em proteínas são um substituto vegetariano da carne vermelha que, quando consumida em grandes quantidades, pode aumentar o risco do cancro do cólon.

10. Tomates são ricos em licopeno, um antioxidante relativamente difícil de conseguir que reduz o risco de ataque cardíaco, do cancro da mama e do cancro do colo do útero. Alguns estudos sugerem que ao cozinhar os tomates em azeite absorção do licopeno pelo corpo torna-se mais fácil, logo comer tomates em molhos ou em sopas com azeite aumenta a sua eficácia.

11. Espinafres são uma óptima protecção para combater a degeneração ocular, a principal causa da cegueira, à medida que envelhecemos. Os espinafres também são ricos em vitamina K, que é crucial na saúde óssea e protege a saúde das artérias.

Adaptado de: 11 Anti-Aging Foods for Women de Lisa Turner

Poderá também ter interesse em: