4 Poderosos Fitonutrientes para Combater as Alergias

4 Poderosos Fitonutrientes para Combater as Alergias

A alimentação pode ditar o fim das alergias.

Existem muitos compostos naturais, denominados fitonutrientes, presentes nas plantas que ajudam em caso de alergias. Os principais são: as antocianinas, a curcumina, a hesperetina, e a quercetina. Não se preocupe em decorar os seus nomes. Para facilitar a sua escolha, elaborámos uma lista de alimentos que são fonte destes fitonutrientes.

1. Antocianinas

O grupo de fitonutrientes conhecido por antocianinas dá aos alimentos a sua cor vermelha viva e confere-lhes propriedades anti-inflamatórias. As antocianinas podem ser encontradas na maioria dos alimentos de cor vermelha escura e roxa, como a beterraba, os frutos vermelhos, as cerejas, as uvas roxas e vermelhas.

2. Curcumina

A curcuma (ou açafrão da terra) é uma especiaria de cor amarela que pode ser encontrada no caril indiano e que contém o ingrediente activo curcumina, um poderoso antioxidante e anti-inflamatório. Estudos recentes mostraram que a ingestão diária de 1200 mg de curcumina pode ter o mesmo efeito que os medicamentos anti-inflamatórios. Para obter esta dose diária de curcumina, deve recorrer a suplementos alimentares, mas pode sempre adicionar curcuma seca às suas refeições habituais: sopas, caril, guisados, molhos de saladas, etc. Evite utilizar lacticínios nas suas refeições, uma vez que estes podem contrariar os efeitos anti-inflamatórios da curcumina, por contribuírem para a formação de mucosidade.

3. Hesperetina e hesperidina

A hesperetina e a hesperidina são compostos idênticos, sendo que esta última está ligada a moléculas de açúcar. Estudos indicam que estes fitonutrientes têm propriedades antioxidandes e anti-inflamatórias, ajudando também a evitar o aparecimento de cancro, a baixar os níveis de colesterol e a evitar o desgaste dos vasos sanguíneos. Graças às suas propriedades anti-histamínicas, a hesperidina é também um precioso aliado no combate das alergias e da febre do feno. Pode encontrar este fitonutriente nos vegetais verdes e nos citrinos, como os limões e as laranjas.

4. Quercetina

A quercetina é um fitonutriente que apresenta propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e anti-histamínicas. Estudos indicam que uma dieta rica neste componente diminui o colesterol, a pressão sanguínea, o risco de doenças coronárias e de vários tipos de cancro. A quercetina é também conhecida por ajudar a combater alergias e a melhorar a função do pulmão. Este fitonutriente pode ser encontrado nas maças, cebolas, bagas, couve, couve-flor, frutos secos (excepto amendoins) e nos chás verde, branco e preto.

Apesar de serem uma ajuda preciosa, estes alimentos não conseguem ser eficientes no tratamento dos vários sintomas das alergias, como a congestão ou o corrimento nasal e os olhos lacrimejantes. Para estes casos, é aconselhado a ingestão de suplementos alimentares com quercetina, que, na sua maioria, contêm também bromelina, tornando esta mistura um poderoso anti-histamínico. Para sentir o alívio destes sintomas, bastará ingerir cerca de 400 miligramas de quercetina, duas vezes por dia.

Adaptado de 13 Foods That Fight Allergies por Michelle Schoffro Cook.

Poderá ter também interesse em: