5 Alimentos que Aumentam a Fome

Diga não à fome!

Há vezes em que por muito que comamos um determinado alimento, parece que não conseguimos saciar a fome. Isso acontece devido à densidade nutricional de cada alimento. Enquanto os alimentos naturais saciam a fome rapidamente, a comida processada ou de “plástico” deixa-nos como se não tivéssemos comido nada.

Independentemente da força de vontade, certos alimentos são viciantes. Simplesmente não consegue parar, mesmo que se sinta mal com isso.

Que alimentos são estes? Que alimentos deve evitar quando quer saciar a sua fome?

1. Pastilha elástica A pastilha elástica estimula o suco gástrico, ao produzir saliva. Esta saliva que é produzida enquanto se mastiga vai para o estômago e faz o estômago pensar que existe comida para digerir, quando na verdade apenas faz com que tenha mais fome.

2. Refrigerantes “light” Apesar de o rótulo dizer “light”, não se deixe enganar. Há estudos que comprovam que os refrigerantes “light” o deixam mais faminto. O que acontece é que os adoçantes artificiais inibem as células do cérebro a fazê-lo pensar que está cheio.

3. Refeições prontas a comer Refeições prontas a comer, especialmente “light”, não têm muitas das vezes calorias suficientes para saciar a fome. Além disso, não têm verduras suficientes, especificamente fruta fresca e vegetais que vão encher o seu estômago. Se tiver que comer este tipo de refeições, faça-o raramente e acompanhe sempre as refeições com uma salada ou pedaços de fruta e vegetais.

4. Doces e Pastelaria Os bolos, apesar de deliciosos pouco fazem por saciar. Açúcar e farinha têm pouca fibra ou nutrientes. Pode gostar, mas a sua fome apenas aumenta num ápice. Escolha pastelaria feita com cereais e a menor quantidade de açúcar possível.

5. Barras de cereais A menos que as barras estejam carregadas de proteínas e muito pouco açúcar, pode pensar nelas como um bolo. Pré-processadas e açucaradas, podem parecer um atalho para saciar a fome, mas o que acontece é que vai continuar a precisar de uma refeição. Apesar de hoje em dia ser possível encontrar barras orgânicas de boa qualidade em várias lojas, um pequeno-almoço completo continua a ser a melhor alternativa. Pense antes em aveia com fruta, mel, manteiga de amendoim e leite de coco para começar o dia da melhor maneira.

Adaptado de 6 Foods That Make You Hungrier por Samantha (Planet Green)

Poderá também ter interesse em: