Como Superar Maus Hábitos

Como Superar Maus Hábitos

Celebre as vitórias!

Vamos ser honestos, todos temos nem que seja um mau hábito que gostávamos de ter conseguido mudar. No entanto, não o fazemos porque já faz parte de nós. Na sua essência, um mau hábito caracteriza-se por um comportamento que repetimos tantas vezes que acabamos por fazê-lo sem pensar. Mas e se quisermos mesmo mudar?

Não é fácil, mas é definitivamente possível quebrar um padrão negativo na sua vida. Algumas mudanças exigem mais esforço do que outras, mas aqui vão três dicas que o podem ajudar a encontrar o caminho certo:

1. Pensar de forma diferente Viver de forma diferente começa por pensar de forma diferente. Se consegue mudar a sua maneira de pensar, consegue mudar a sua vida. Pensamentos negativos sobre a mudança só comprometem a mudança. Não pense no processo de mudança como uma perda, mas sim como uma vitória. Por exemplo: talvez tenha o hábito de comer um bolo ou um chocolate depois de um árduo dia de trabalho, como forma de recompensa. Em vez de pensar como é difícil resistir a esse bolinho, pense como poderá beneficiar a saúde a longo prazo. Troque o sentimento de privação pelo sentimento de força. Nunca se esqueça do porquê da mudança: ajuda quando se sentir tentado a recair no velho hábito.

2. Substitua o mau hábito por um bom É importante preencher o vazio que criado quando se livra do seu velho hábito. Continuando com o exemplo do bolo, fisicamente o seu corpo ainda vai esperar por um docinho ao fim do dia e a sua força de vontade poderá não ser suficiente para resistir à tentação. Prepare-se para o sucesso, substituindo esse velho hábito por um novo um pouco melhor. Poderá substituir esse bolo por uma pequena quantidade de fruta. Em seguida, quando for capaz de resistir à tentação do bolo sem grande esforço, experimente substituir a recompensa alimentar por outra, como uma volta ao quarteirão ou um depósito na conta poupança. A mudança não tem que ser “tudo ou nada”. Pode ser um passo de cada vez.

3. Vá com calma, mas vá Às vezes para mudar um mau hábito é necessário fazê-lo e agarrar-se à opção tomada. É tentador desistir e até nem chegar a tentar. Em vez de deixar para a próxima 2ª feira, ou próximo mês ou próximo ano, o melhor momento para começar é agora. É natural sentir alguma resistência à mudança pois teve esse mau hábito durante muito tempo. É importante sentir o desconforto, reconhecê-lo e, de seguida, avançar. Mesmo que lhe apeteça muito esse bolo no fim do dia, continue a substituí-lo por outra coisa. Mantenha essa disciplina até que já não seja difícil. Com o tempo verá que a dificuldade diminui de dia para dia. A maioria dos hábitos são criados pela acção repetida e a maioria dos hábitos pode ser combatida repetindo uma acção diferente..

Você consegue mudar mas é preciso trabalho. Seja optimista quando pensar na mudança, opte por um novo hábito saudável para substituir o antigo e mantenha-o. Lembre se que cada dia que passa sem o seu velho hábito é mais um dia em que se torna uma pessoa melhor.

 

Adaptado de How to Break a Bad Habit por Erika Oglesby

 

Poderá ter também interesse em: