Como Meditar

Alcance o estado zen.

O objectivo da meditação é parar de pensar por algum tempo, esperar que a névoa de pensamento diminua e vislumbrar o nosso interior. Para a maioria das pessoas é difícil controlar a afluência de pensamentos. Os principiantes podem ficar frustrados, mas a frustração é apenas mais um pensamento, mais uma emoção que se atravessa no caminho. O objectivo é libertar todos os pensamentos, calma e passivamente.

Geralmente, a meditação começa com a concentração numa única coisa, tornando mais difícil a entrada de pensamentos aleatórios. Eu gosto de começar a meditação através da respiração.

Para iniciar a meditação, encontre uma posição confortável. Sente-se numa cadeira confortável, com os pés assentes no chão. Coloque as mãos no colo com as palmas viradas para cima. Feche os olhos e sinta apenas a respiração. Sinta a entrada e saída de ar nos pulmões, sem tentar controlá-la. Poderá sentir que a sua respiração fica repentinamente mais acelerada ou mais lenta, respire ainda mais profundo. Pode até parar por momentos. Observe as alterações sem lhes resistir ou antecipar. Sempre que a sua atenção se afastar da respiração para um som no ambiente, uma sensação no seu corpo ou um pensamento na sua mente, vire a atenção suavemente para a sua respiração.

Esta é a mediação básica. Uma vez que se sinta confortável em sentar-se apenas de forma calma e concentrar-se na respiração, recomenda-se a adição de um mantra, que cria um ambiente mental que lhe permitirá expandir a sua consciência.

 

Adaptado de How To Meditate por Deepak Chopra

 

Poderá ter também interesse em: