Como Investir o Tempo e Energia Para Ser Bem Sucedido

Obtenha sucesso!

As melhores ideias — aquelas que podem ter um efeito profundo na criação de uma vida mais enriquecedora — são muitas vezes as mais óbvias. Existem muitas verdades que podem transformar radicalmente a sua perceção e ser o primeiro passo para uma vida melhor.

A seguinte verdade, se reconhecida e interiorizada, pode levar a uma forma totalmente nova de ver o mundo: o tempo e energia que dispomos são limitados. Certo? Deixe-me reformular. Não se pode chegar a tudo. Se começar com um passatempo vai passar a ter menos tempo para se dedicar a outro. Se sair com os amigos esta noite, significa que irá passar menos tempo com a família. Se começar um negócio ocupando as 8 horas de tempo livre que lhe sobravam, significa que terá menos tempo para ver televisão.

Dado que o tempo e a energia para investir são limitados, como poderá aproveitar esses recursos para obter o maior impacto possível? Não significa que quem tem uma vida equilibrada é fraco, mas que o facto de distribuir os recursos por diversas áreas significa que nenhuma delas beneficia da atenção e tempo extra de que dispõe.

Por exemplo, já pensou se o famoso violoncelista Yo-Yo Ma tivesse decidido equilibrar o seu tempo e os seus treinos entre o violoncelo, a guitarra, a bateria e a gaita de foles? Eu diria que ele até poderia ser bom em cada um deles mas nunca excecional em todos. E quanto a si? Siga estes quatro passos para determinar onde deve investir o seu tempo e energia:

1. Identifique as principais áreas da sua vida. Anote as áreas mais importantes da sua vida. Eu gosto de agrupar as minhas em quatro: Saúde, Finanças, Crescimento e Família/Amigos – mas pode criar as suas.

2. Atribua uma classificação. Classifique cada área da sua vida entre 1 (miserável) e 100 (ótimo) para se conseguir situar.

3. Dê prioridade à área mais importante. Qual a área em que se quer focar mais intensamente no próximo trimestre ou ano?

4. Aloque tempo/energia. Uma vez que identifique a sua área prioritária, deverá deixar de dar atenção às outras áreas da sua vida? Recomendo que trabalhe para atingir 75 ou 85 no maior número possível de áreas da sua vida, mas dê mais peso à área prioritária – seja ela qual for. Pode ser fazer mais dinheiro, evoluir na carreira, ou ser reconhecido profissionalmente, ou não. Talvez para si, seja mais importante ser o melhor pai possível. Você pode decidir atingir 75 em saúde, carreira, amigos e em alcançar os objetivos pessoais, mas vai esforçar-se para atingir 100 com a sua família.

E esta é a beleza do processo. Não há respostas certas ou erradas. O que você faz com o seu tempo é consigo. Enquanto a maioria das pessoas, inadvertidamente, gasta tempo em áreas que nem sequer são importantes para elas, se você interiorizar esta simples verdade, vai passar a investir tempo em vez de o gastar. A clareza que você ganha pelo facto de saber o que é mais importante na sua vida e em realizar a relação entre o tempo investido e os resultados, permite-lhe tomar decisões rapidamente. E se um amigo lhe propuser que faça parte do Conselho de uma empresa de responsabilidade social? Claro que sim, a não ser que o tempo a investir o impeça de progredir numa área mais importante da sua vida.

Tempo é dinheiro, a menos que para si o tempo represente mais saúde, ou amizades mais estreitas ou contacto com a família. Seja bom em todas as áreas chave da sua vida, e então depois, seja excelente numa delas.

 

Adaptado de How to Invest Your Time and Energy for Maximum Success por Robert Pagliarini

 

Poderá ter também interesse em: