5 Dicas Naturais Para Prevenção Da Diabetes Tipo 2

Substitua refrigerantes por água!

De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças, a diabetes é a sétima causa de morte nos EUA. Pode provocar doenças cardíacas, acidente vascular cerebral, doença renal, cegueira ou amputação e afeta quase 26 milhões de americanos. Outros 79 milhões estão em risco de desenvolver diabetes tipo 2.

A diabetes tipo 2 inclui 90 a 95 por cento de todos os casos diagnosticados de diabetes em adultos. A diabetes tipo 2 em crianças e adolescentes, embora ainda raro, está a ser diagnosticada com mais frequência. Geralmente começa com resistência à insulina, quando as células não utilizam a insulina adequadamente. À medida que a necessidade de insulina aumenta, o pâncreas gradualmente perde a sua capacidade de a produzir. A diabetes tipo 2 está associada a:

  • Idade avançada
  • Obesidade
  • Antecedentes familiares
  • Antecedentes de diabetes gestacional
  • Metabolismo da glicose debilitado
  • Inatividade física
  • Raça / Etnia (Afro-americanos, americanos hispânico / latinos, índios americanos, alguns americanos asiáticos e nativos havaianos ou de outras ilhas do Pacífico correm maior risco de contrair diabetes tipo 2 e respetivas complicações

Prevenção da Diabetes tipo 2

O Programa Nacional de Educação em Diabetes americano (NDEP) diz que pequenas mudanças, como tornar-se mais ativo e, se está acima do peso recomendado, perder alguns quilos, pode ser uma boa maneira de ajudar a prevenir ou atrasar o aparecimento da diabetes tipo 2. Perder entre 15 e 20 quilos – se pesar cerca de 100 – pode fazer uma grande diferença.

Se tem diabetes, pode prevenir complicações fazendo mudanças para atingir o seu nível desejado de açúcar no sangue, pressão arterial e colesterol. O NDEP disponibiliza uma ferramenta “elabore um plano” para ajudar a identificar, organizar e cumprir as suas metas, além de informações sobre como parar de fumar e lidar com o stress.

Durante o mês Americano da Diabetes, a Associação Americana de Diabetes pede às pessoas que tomem uma atitude e apoiem o movimento para Stop Diabetes ®, participando em apoio e troca de informações online.

Médicos da Universidade Nacional de Ciências da Saúde (EUA) dão algumas dicas naturais que podem ajudar a reduzir o risco de desenvolver diabetes tipo 2, e que podem ser úteis a quem já a tem…
“Fazer algumas simples mudanças na sua dieta e estilo de vida e acrescentando ao seu exame físico anual uma triagem adicional, é um bom caminho para a prevenção da diabetes,” diz o Dr. Brian Anderson, médico quiroprático. “As Medidas de prevenção são especialmente importantes se existir um histórico familiar de diabetes.”

5 Dicas naturais para prevenção da diabetes tipo 2

  1. Pequeno-almoço proteico. Consuma uma quantidade adequada de proteínas ao pequeno-almoço para ajudar a estabilizar o açúcar no sangue para o resto do dia. O Dr. Anderson recomenda muitas vezes um batido substituto de refeição para o pequeno-almoço com a seguinte receita: 2 colheres da sua proteína preferida em pó, 180-240 ml de iogurte, 120 ml de água, 1/2 chávena de frutos vermelhos congelados
  2. Água. Comece por substituir refrigerantes, bebidas desportivas e outras bebidas açucaradas por água. “Esta é uma das melhores dicas de prevenção da diabetes para as crianças e jovens”, diz Anderson. “A Diabetes aumenta de forma impressionante em faixas etárias cada vez mais jovens e os pais deveriam fazer da água a primeira opção quando os filhos estão com sede.”
  3. Índice glicémico. Informe-se sobre o índice glicémico e carga glicémica e mude hábitos alimentares escolhendo alimentos de mais baixo índice. Anderson explica que diferentes alimentos podem ter um impacto diferente na subida de açúcar no sangue. Escolher alimentos de mais baixo índice glicémico – por exemplo, a escolha de grãos integrais em vez de produtos de farinha branca processados – pode ajudar a estabilizar os níveis de açúcar no sangue.
  4. Andar. Comece a usar um pedómetro e faça um esforço por dar 10.000 passos por dia. A atividade física mantém a sensibilidade à insulina. Mesmo que não faça um treino intenso, a maioria das pessoas pode andar mais do que geralmente anda…
  5. Teste de Bioimpedância. Faça um teste de bioimpedância para saber a sua composição corporal. Um teste de bioimpedância pode ser realizado por médicos de quiroprática e dá-lhe a medida mais exata de sua composição corporal. Um importante fator de risco em pacientes com diabetes tipo 2 é a obesidade, sendo por isso recomendável diminuir a massa gorda e aumentar a massa muscular magra.

 

Adaptado de 5 Natural Health Tips for Type 2 Diabetes Prevention por Ann Pietrangelo

 

Poderá também ter interesse em: