Criar Bons Hábitos

Mude a vida em 5 simples passos.

Mude a vida em 5 simples passos.

Todos sabemos o quão difícil é largar maus hábitos que se tornaram comuns. Aqui vai um exercício fácil e curto que ajuda a transformar desejos positivos e saudáveis em bons hábitos de que nos possamos sentir orgulhosos.

Muitos especialistas concordam que leva cerca de 6 semanas para cultivar um bom hábito até que se torne automático. Por isso, aqui vão alguns passos para ganhar o ritmo:

  1. Muitos especialistas concordam que leva cerca de 6 semanas para cultivar um bom hábito até que se torne automático. Por isso, aqui vão alguns passos para ganhar o ritmo:
  2. Estabeleça uma meta sobre o novo hábito que quer cultivar, por exemplo, preparar a mesa de pequeno almoço na noite anterior ou usar 15 minutos do seu dia para meditar ou rezar. Escreva a decisão na sua agenda diária e experimente fazê-lo diariamente durante seis semanas.
  3. Encontre a data em que é suposto terminar essas seis semanas e marque-a com uma grande nota: é o seu prazo, o final de um período de tempo em que criará um bom hábito para si. (Se conseguir um bom hábito diariamente durante seis semanas, já ganhou!)
  4. Se acha que ajuda, programa comemorar no fim do prazo. Fale a alguém sobre o seu plano e a data em que termina. Ele ou ela também pode assinalar esta data na sua própria agenda. Precisa de mais apoio? O que é que funciona melhor consigo? Se calhar ajuda ter alguém que lhe ligue a meio das seis semanas para lhe dar ânimo. Faça o que for preciso.
  5. Assim que estas datas e planos estiverem estabelecidos, o período de seis semanas começa. Faça um diário do seu progresso. Pode tornar-se numa ferramenta útil no futuro.
  6. Quando tiver terminado o exercício de seis semanas e o hábito for adquirido, experimenta anotá-lo num livrinho de bons hábitos com a data do exercício e uma descrição do hábito que acabou de adquirir.

Adaptado de Make Great New Habits por Annie B. Bond.

Poderá também ter interesse em:

  1. 8 formas da meditação mudar a sua vida
  2. Como superar maus hábitos
  3. 10 coisas que precisa parar de fazer