Tem Falta De Magnésio?

A falta de magnésio afeta a saúde de muita gente.

A falta de magnésio afeta a saúde de muita gente.

O magnésio é o mineral parceiro do cálcio. Normalmente, quando o corpo precisa de cálcio, também precisa de magnésio. O magnésio é o mineral de relaxamento e anti-stress da natureza. É fundamental para o bom funcionamento das artérias, sangue, ossos, coração, músculos e sistema nervoso, estimando-se no entanto que 80% da população ocidental sofra de falta deste importante mineral.

O magnésio é extremamente importante para a nossa saúde e bem-estar. Faz parte do processo de produção de energia para quase todo o corpo e até a própria estruturação genética é dependente de uma quantidade adequada de magnésio. O nosso corpo também requer magnésio para produzir aproximadamente 500 enzimas necessárias para as funções metabólicas mais básicas para a vida.

Fontes alimentares de magnésio

O magnésio existe em amêndoas, sementes de sésamo, sementes de girassol, figos, limões, maçãs, vegetais de folhas verde-escuras, aipo, rebentos de alfafa, arroz integral, entre outros.

Sintomas associados à falta de magnésio:

Atenção que muitos destes sintomas são comuns a outros tipos de disfunções, por isso mesmo que os tenha não quer dizer que tenha falta de magnésio. Se tem algum problema de saúde, deve consultar o seu médico. Se suspeita que tem falta de magnésio, consulte um nutricionista para que possa realizar análises.

Uma dose normal de magnésio é 800 mg /dia e normalmente é ingerida com suplementos de cálcio. Depender apenas do cálcio e não tomar magnésio pode fazer com que o seu corpo gaste as reservas de magnésio.

Adaptado de Are You Deficient in Magnesium? por Michelle Schoffro Cook.

Poderá também ter interesse em: