10 Formas de se Organizar para o Próximo Ano

Organize a sua vida!

Organize a sua vida!

O ano novo está aí à porta e para muitos isso significa encarar o futuro e pensar em formas de tornar o próximo ano melhor que o último. Independentemente da promessa de ano novo, começar o ano com os pensamentos bem organizados pode revelar-se fulcral para ser bem sucedido. Descubra estas dicas para se organizar no próximo ano!

Para muitos de nós, um espaço arrumado representa uma mente sem preocupações. Chega de procurar por uma caneta e ter que vasculhar em montes de tralha ou mexer em várias garrafas para encontrar uma aspirina para aquela dor de cabeça. Um espaço arrumado e organizado poupa tempo, energia e dores de cabeça.

Mesmo que ser organizado seja a sua promessa de ano novo ou simplesmente querer começar o ano com o pé direito, existem muitos aspetos da nossa vida que podemos alterar. Reunimos 10 truques e dicas para ajudá-lo a ser organizado e começar o ano novo da melhor maneira!

Não odeia aquele sentimento quando gasta mais dinheiro do que aquele que tem disponível? Ou quando se apercebe que gastou demasiado em supérfulos este mês e agora tem pouco dinheiro tem para as contas? Rever as suas finanças pode fazer toda a diferença!

1. Finanças
Pode criar uma folha de cálculo ou um programa de finanças pessoais para gerir os seus gastos. Reveja aquilo que gastou nos últimos meses em gasolina, água, luz, gás, comida, renda ou hipoteca e animais para criar um orçamento simples. A partir daí, pode decidir quando é que quer poupar mensalmente e aquilo que sobrar pode gastar naquilo que bem entender: roupa, lazer, etc.
Rever todas essas contas pode tornar-se stressante, por isso faça pausas com frequência para não se cansar rapidamente!

2. Papelada
Se o seu sistema de arquivo for parecido com amontoar papéis, é tempo de atacar esses montes! Ordene todas essas contas, avisos e extratos bancários em apenas dois montes: um é para guardar, o outro é para deitar fora. Não precisa de comprar uma trituradora de papel se não tiver já uma. Muitas lojas de material para escritório oferecem serviços fiáveis de destruição de documentos. Basta procurar!
Para a pasta de documentos a guardar, veja nos seus dossiers se aquilo que quer guardar faz sentido. Junte ou elimine pastas onde puder, depois arquive os papéis que acabou de ordenar. Também pode optar por um sistema de arquivamento eletrónico. Em vez de usar dossiers, digitalize os documentos que quer guardar e organize-os em pastas no seu computador. Tenha em atenção que deve fazer cópias de segurança dos seus documentos originais para uma pen ou disco rígido externo. Preencher a declaração de impostos pode ser uma atividade morosa se perder a papelada do ano que passou!

3. Armário
É uma luta encontrar o que quer que seja no seu armário ou fechar a porta após a abrir? Pode ser a altura de fazer um inventário!
Retire toda e qualquer peça de roupa, sapatos e acessórios e junte-os em montes. Por exemplo, três montes: guardar, doar e vender. Normalmente, se tem alguma coisa que não usa há mais de um ano, é porque já é tempo de doar ou vender esse item!
Também pode fazer um monte para itens fora de época, que pode guardar na arrecadação para ganhar mais espaço para a roupa que usa agora. Quando estiver a arrumar tudo novamente, pense também na sua coleção de cabides. Quaisquer cabides que estejam dobrados, torcidos ou partidos devem ir para o lixo. Pode parecer exagerado, mas os cabides quando estão assim ocupam sempre mais espaço porque a roupa não fica direita. Para os sapatos e acessórios, certifique-se que cada artigo tem o seu sítio específico. Arranje umas caixas ou cestos grandes para guardar artigos como malas e chapéus. Coloque os sapatos que mais utiliza num sítio de fácil acesso.

4. Armário da cozinha
É uma boa ideia organizar o seu armário da cozinha uma ou duas vezes por ano, por isso que tal começar com o ano novo? Retire tudo o que estiver no armário e confira as datas de validade. Deite fora a comida que já tiver fora do prazo, aproveitando o que puder e reciclando as embalagens sempre que possível. A seguir, veja bem aquilo que sobrou. Alguma vez vai querer abrir aquela lata de beterrabas? E aquela caixa de biscoitos que um convidado uma vez lhe trouxe? Experimente doar essa comida aos mais necessitados!
Em relação ao que sobrar, guarde-os bem organizados: ordene-os por tipo e coloque aquilo que usar com mais frequência nas primeiras prateleiras. Os feijões que passam de validade no mês seguinte deviam ir para o início, mas o molho que só expira em 2014 pode ir para o fim, dado que não existe qualquer urgência.
Já agora, também pode dar uma olhadela no frigorífico! Tire tudo do sítio, limpe as prateleiras e gavetas, aproveite tudo aquilo que estiver quase a passar o prazo e certifique-se que está a ordenar corretamente a comida para que dure mais tempo.

5. Horário
Sente que está sempre atrasado ou falha demasiados compromissos? Experimente organizar a sua agenda. Pode usar uma agenda de papel ou eletrónica. Se preferir a via tecnológica, tem os calendários online (como o Google Calendar) que permite sincronizar com o seu telemóvel, computador e tablet para assim receber sempre avisos dos seus compromissos onde quer que esteja. Se escolher a via tradicional, experimente uma agenda feita a partir de papel reciclado ou então faça-a você mesmo!
Independentemente daquilo que usar, é importante apontar os seus compromissos pessoais juntamente com os profissionais. Dessa forma, não vai marcar o dentista do seu filho para a mesma hora em que tem uma reunião no trabalho. Assim, pode planear melhor os seus dias e descobrir aquele tempo vago tão precioso.
Também o ajuda a apontar qualquer tipo de compromisso no calendário. Isso significa ir além das reuniões e tarefas. Quer fazer exercício três dias por semana? Marque essas horas na sua agenda para que possa guardar esse tempo para si. Tem um grande projeto no trabalho que lhe causa muito stress? Agende algum tempo para que possa concentrar-se afincadamente nesse projeto, para evitar sobrecarregar-se.

6. Coleção de música
A sua coleção de música ocupa demasiado espaço? Deite fora esses CDs e use programas que podem extrair a sua música (como o iTunes ou Windows Media Player)! Assim, pode doar ou vender os seus álbuns de música para amealhar alguns trocos. Tal como fez com a sua papelada, não se esqueça de fazer cópias de segurança para discos rígidos externos. Não queira perder a sua música só porque o computador resolveu deixar de funcionar!

7. Secretária, Gavetas e Prateleiras
Organize o seu escritório para nunca mais andar à procura de nada! Retire tudo da secretária, das gavetas e das prateleiras para vender, doar, reciclar ou deitar fora. Quando colocar tudo novamente no sítio, assegure-se que tem espaço para cada item. Não atire as coisas para dentro de uma gaveta! Arrume tudo com pés e cabeça.
Não é obrigado a comprar organizadores caros para manter a sua secretária e escritório arrumados. Uma caneca que o faça sorrir onde pode guardar as suas canetas e marcadores favoritos, tudo se aproveita!

8. Criar uma pista de aterragem
A entrada de sua casa tem demasiados montes de chaves, sapatos, malas e camisolas? Use isso a seu favor! Uma pista de aterragem é uma zona junto à porta de casa em que podemos guardar tudo aquilo que não queremos esquecer quando estamos de saída!
Pendure uns ganchos para casacos e camisolas e coloque uma prateleira para os sapatos. Uma mesa ajuda para poder colocar chaves ou outros acessórios. Se calhar pode ter uma caixa ou taça para os pertences de cada pessoa, também pode montar ganchos para sacos nos lados da mesa. Pode organizar a pista de aterragem da forma de quiser, por isso tire notas e seja criativo!

9. Refeições semanais
Em vez de comprar comida e planear refeições à última da hora, utilize o fim de semana para planear as refeições da semana que se segue. A partir daí, pode ver que comida tem na dispensa e fazer uma lista de compras com tudo aquilo que precisar.
Dica especial: organize a lista de compras! Ordene os artigos por tipo: alimentos frescos, enlatados, congelados, pão, biscoitos, etc. O seu tempo no supermercado será muito mais fácil!

10. Armário da casa de banho
Tal como faz com o armário da cozinha, também é boa ideia organizar o seu armário da casa de banho uma vez por ano. Dê uma vista de olhos aos seus medicamentos e, para as mulheres, maquilhagem para ver se tem algo fora do prazo. Para deitar fora maquilhagem, esvazie e recicle ou reutilize quaisquer embalagens que puder. Para deitar fora os medicamentos, pode levá-los a uma farmácia para que o façam por si. Agora que já fez o essencial, já pode voltar a arrumar tudo. No entanto, antes disso pegue num pano e limpe as prateleiras, para que possa começar do zero com um espaço limpo e imaculado.

Agora que tem tudo organizado, pode voltar a arrumar as coisas no sítio. Verniz e acetona devem estar lado a lado, tal como os medicamentos, por exemplo. Organize os medicamentos prescritos por pessoa e por doença, como constipação, para que seja mais fácil usar.

Adaptado de 10 Ways to Get Organized for the New Year por Becky Striepe.

Poderá também ter interesse em: