Como Lidar Com os Pensamentos Negativos?

 

Enfrentar os pensamentos negativos

Enfrentar os pensamentos negativos

Muita gente tenta substituir  os pensamentos perturbadores que pretende eliminar por “pensamentos positivos”. À partida, esta táctica pode conduzir a alguns sinais de melhoria.

A mente pode ser levada a identificar-se apenas com situações ou coisas agradáveis e motivadoras. Mas com o passar do tempo, os temíveis pensamentos sobem à superfície e até lá todo o esforço de auto-controlo revelou-se desgastante.

Muita gente, no seu esforço bem intencionado de acentuar o positivo, não só não se livra dos problemas, como os aumenta. Pretendem acabar com o sofrimento, mas erradamente escolhem a táctica de negação dos sentimentos, baseados no facto dos sentimentos serem “demasiado negativos”.

Dirigir a atenção para o medo ou dor é uma forma de culpa em muita gente porque se parece com auto piedade a qual achamos errada. Mas negar piedade a nós próprios, quando estamos dispostos a dar aos outros, também está errado. Todos nós temos dor escondida cá dentro e tentar eliminá-la não é uma virtude, é uma impossibilidade.

Pode achar que é muito importante manter uma boa atitude, mas por si só a atitude não é fiável. Afinal quem é que mantém o espírito em cima? Tudo dentro de nós é nós próprios, apesar de querermos separar o lado corajoso que pretende derrotar o lado receoso.

Combater os pensamentos negativos diminui a sua força? Não atrasa apenas o dia em que vem à superficie de uma maneira ou doutra? Se continuamos a jogar o jogo de lutar contra os pensamentos que não são aceitáveis para nós, perdemos sempre.

A questão correcta é: “Consigo sair deste jogo?”. Pouca gente considera esta alternativa!

Adaptado de What Do You Do With Negative Thoughts? de Deepak Chopra

Poderá tambem ter interesse em: