6 Segredos Para Uma Relação de Sucesso

6 segredos para uma relação de sucesso

Como conseguir uma relação de sucesso!

 

De que são feitas as relações de sucesso? O que fazem diferente os casais que são felizes? Não só não é fácil, como também se trata de um processo. Devemos trabalhar continuamente para reganhar equilíbrio e empregar estes segredos sempre que começamos a ficar zangados ou  impacientes. Veja estas sugestões:

  1. Reconheça a sua responsabilidade. Este é a principal coisa que os casais de sucesso fazem. Se uma pessoa numa relação não consegue olhar para si própria e analisar qual a sua responsabilidade num conflicto, o mesmo nunca será resolvido. Só quando ambos os lados de uma questão são percebidos, o reconhecimento e resolução são alcançados. Se uma das pessoas pecisa ter sempre razão ou constantemente demonstra a sua razão através de argumentos, o casal está condenado ao afastamento e ressentimento. Quando alguém do casal recusa aceitar a sua responsabilidade nos problemas, a relação raramente ou nunca sobrevive.
  2. Expectativas realistas. Se acha que a sua relação será sempre perfeita e que o fará permanentemente feliz, as expectativas estão demasiado altas. Muitas vezes as relações envolvem irritação e desacordo.  Não devemos esperar que esteja sempre bem. Há um ditado que diz: quanto maior a boda, mais curto o casamento. A razão está nas expectativas. Quanto maiores, maior a queda
  3. Sentido de humor. Humor é uma forma de aliviar a tensão de um momento stressante. Muitas vezes é possivel encontrar a parte cómica de um comentário ou de uma expressão que de outra forma podia ser um mau momento. Encontrar a parte engraçada do problema  pode ser uma forma fantástica de retirar a pressão do momento. Não significa isto retirar a parte séria da discussão. Mas por vezes pode ser o tal milagre num momento difícil.
  4. Mantenha a mente aberta. Abrir a mente a novas ideias e ao parceiro é muito importante quer para aprender alguma coisa, quer para mostrar respeito ao direito que a outra pessoa tem de ter uma opinião diferente. Só com a mente aberta conseguimos mudar e tornarmo-nos de facto melhores pessoas.
  5. Desenvolva a capacidade de ouvir. Não se consegue nada de produtivo numa discussão se a única coisa que fazesmos é esperar pela nossa vez de falar. Aprender a ir mais devagar e não apenas escutar, mas ser capaz de falar àcerca do que está a ser dito do ponto de vista do outro é com certeza o que tem de acontecer para resolver uma questão ou conflicto. Escutar activamente é a capacidade de responder ao que foi dito, antes de exprimir o seu próprio ponto de vista.
  6. Integridade. Integridade significa que vivemos a partir de padrões que são importantes para ambos os membros da relação. Honestidade, fiabilidade, responsabilidade e consideração são a chave para uma relação saudável. Quando as pessoas não fazem o que dizem que fazem, existem problemas na relação. Queremos estar com alguém que toma conta de si próprio sem que estejamos sempre a resolver os seus problemas. Integridade é saber que estamos com alguém que respeitamos, que sabe tratar da sua vida e vive segundo princípios.

Obviamente existem muito mais qualidades que as relações de sucesso.  Certamente as pessoas saudáveis têm tendência para desenvolver melhores relações do que as pessoas com problemas emocionais, de álcool ou drogas. Nem toda a gente tem a benção de ter uma vida saudável e uma família funcional. Mas o que conta não é o que temos, mas sim o que fazemos com o que temos. As nossas respostas pertencem-nos  Somos responsáveis pelas nossas decisões, não importa donde vem, ou o que as provocou. Se queremos uma vida melhor, não podemos culpar os outros pelas dificuldades. Uma vez que tomamos as rédeas, conseguimos apontar para onde o coração nos quiser levar.

Adaptado de 6 secrets for relationship success de Dr. Bill Cloke.

Poderá também ter interesse em: