Saiba Como Se Tornar Um Vegetariano Saudável

Saiba Como Se Tornar Um Vegetariano Saudável

Coma vegetariano e saudável!

Quando ouve falar de alguém vegetariano, a primeira coisa que lhe vem à cabeça é que esta é uma pessoa saudável. Mas nem todos os vegetarianos são saudáveis.

Os vegetarianos que não conseguem equilibrar as proteínas, hidratos de carbono e boas e más gorduras acabam por comer de forma pouco saudável, tal como outra pessoa que come “normalmente”.

Alimentos cheios de calorias como pasta e queijo tornam-se habituais para estes pseudo vegetarianos, uma vez que as suas opções alimentares são limitadas.

Vegetarianos que pretendem comer saudavelmente, devem evitar os seguintes alimentos:

  1. Tofu: O tofu parece ser um bom alimento para substituir a carne, mas em excesso prejudica o sistema digestivo. O tofu é feito de grãos de soja, só que altamente processados. Qualquer alimento  muito processado não deve ser consumido, seja vegetal ou não.
  2. Queijo processado. Queijo é altamente saturado em gordura e contem ingredientes artificiais que não são bons para o organismo.
  3. Salsichas, pastéis e bacon vegetarianos. Não deixe que o nome o engane. As salsichas e o bacon são feitos a partir de soja processada, ingredientes e sabores artificiais. Além disso a “carne” artificial não é mais saudável que a carne verdadeira.
  4. Massas brancas, arroz refinado e pão branco. As massas e pão de farinhas brancas refinadas e o arroz branqueado são prejudiciais à saúde porque são altamente processados e tem pouco valor nutricional.

É preciso algum esforço para ser um vegetariano saudável. Uma vez que os vegetarianos retiram a carne da sua dieta, precisam de encontrar alternativas saudáveis que proporcionem os nutrientes adequados.

Veja estes alimentos que os vegetarianos podem comer, mantendo um peso saudável se consumidas as quantidade certas:

  1. Manteiga de amendoim ou de amêndoa pode ser um bom substituto proteico para vegetarianos. Atenção às calorias.
  2. Cerais integrais são bem mais saudáveis do que massas e pão brancos. Coma mais arroz e massas integrais, pão escuro e quinoa.
  3. Feijão, lentilhas e grão de bico são excelentes substitutos da carne porque são ricos em proteinas vegetais. Evite os de lata e utilize antes os naturais.
  4. Coma substitutos de carne, mas leia bem os rótulos para garantir que não estão cheios de ingredientes sem valor nutricional e aromas artificiais.
  5. Iogurte Grego é uma boa fonte de proteína. Tem o dobro das proteínas dos iogurtes normais.

Uma alimentação vegetariana traz muitos benefícios para a saúde, reduzindo o risco de doenças do coração e diabetes. Para ser um vegetariano saudável, deve mudar o estilo de vida.

Se não tenciona fazer o esforço para uma alimentação vegetariana saudável, facilmente volta à alimentação omnívora uma vez que o organismo fica ansioso pelos nutrientes em falta.

Adaptado de Are you an unhealthy vegetarian? de Brandi.

Poderá também ter interesse em: