11 Formas de Melhorar o Funcionamento do Sistema Linfático

Melhorar Sistema Linfatico

Sinta-se bem com dicas simples!

O sistema linfático, ou linfa, é um sistema composto por glândulas, gânglios linfáticos, pelo baço, timo e pelas amígdalas. Este banha as células no nosso corpo e transporta os resíduos excretados pelas células dos tecidos para o sangue, onde pode ser filtrados por dois órgãos de desintoxicação: o fígado e os rins.

Este líquido é composto pelos subprodutos resultantes de alguns processos corporais, tais como: medicamentos, drogas ilícitas, toxinas de cigarro, poluentes do ar, aditivos alimentares, pesticidas entre outras toxinas.

Cerca de 80% das mulheres têm um sistema linfático lento. Contudo, quando este começa a fluir normalmente, pode conduzir a perda de peso fácil e ao aumento do bem estar.

Se sofre de lesões, excesso de peso, celulite, transtornos de dor como artrite, bursite, dores de cabeça ou outros, um sistema linfático lento pode ser a principal causa. Aqui estão 11 maneiras para por a sua linfa a funcionar normalmente:

 

1. Respire profundamente. Os nossos corpos têm 3 vezes mais linfa do que sangue, contudo não existe nenhum órgão para bombeá-la. O sistema linfático depende da acção do bombeamento da respiração profunda para ajudá-lo no transporte das toxinas no sangue antes de serem desintoxicadas pelo fígado. Inspire oxigénio e expire as toxinas.

2. Mantenha-se activo. O exercício também garante o bom funcionamento da linfa. Um exercício indicado é saltar num mini trampolim, melhora drasticamente o fluxo de linfa. Alongamentos e exercícios aeróbios também funcionam bem.

3. Beba muita água. Sem água suficiente, a linfa não pode fluir correctamente. Para garantir que a água é facilmente absorvida pelas células adicione sumo de limão fresco.

4. Esqueça os refrigerantes. Estas bebibas estão carregados de açúcar, de corantes e conservantes que são uma  adição de toxinas que sobrecarrega e manipula o sistema linfático.

5. Coma mais fruta crua com o estômago vazio. As enzimas e os ácidos das frutas são um poderoso antioxidante da linfa. Comê-los com o estômago vazio melhora a digestão e traz grandes benefícios. A maioria das frutas são digeridas em 30 minutos e rapidamente ajudam qualquer pessoa a sentir-se melhor.

6. Coma bastantes vegetais verdes para obter a clorofila suficiente que ajudará a purificar o seu sangue a a linfa.

7. Coma sementes e nozes cruas e sem sal. A ingestão destes alimentos melhora o funcionamento do sistema linfático graças aos ácidos gordos contidos na sua composição. Escolha avelãs, amêndoas, nozes, sementes de girassol e sementes de abóbora.

8. Beba alguns chás de ervas que ajudam a melhorar o funcionamento do sistema linfático, como astrágalo ou equinácea. Consulte um ervanário ou um especialista em medicina tradicional antes de combinar duas ou mais ervas, se está a tomar medicação ou se sofre de algum tipo de doença. Não consuma estas ervas se está grávida ou em período de aleitamento, sem antes consultar um especialista.

9. Elimine a pele morta antes do duche com uma escova de cerda natural. Massage o corpo em movimentos circulares, desde os pés até ao torso e dos dedos das mãos até ao peito, ou seja, a mesma direcção em que a linfa circula.

10. Alterne entre duches quentes e frios durante alguns minutos. O calor dilata os vasos sanguíneos e o frio obriga à sua contracção. Evite esta terapia se tem alguma patologia relacionada com a pressão sanguínea ou se está grávida.

11. Faça uma massagem suave. Estudos indicam que uma massagem suave pode colocar em circulação até 78% da linfa estagnada, libertando as toxinas armazenadas no corpo. Pode também fazer uma massagem de drenagem linfática. Seja qual for a sua escolha, certifique-se que é uma massagem suave para obter os efeitos desejados de estimulação da linfa.

Adaptado de 11 Ways to Boost Your Lymphatic System for Great Health por Michelle Schoffro Cook.

Poderá também ter interesse em: