Detox: Prepare o Organismo para Mais Saúde e Emagrecimento

Detox

Desintoxique o seu organismo!

Dê atenção aos sinais de um organismo intoxicado : dores de cabeça frequentes, problemas digestivos, alergias, depressão, hipersensibilidade, infertilidade, doenças auto-imunes, entre outros. Se tem alguns destes sintomas avance para um detox e renove o seu corpo.

Quem não quer ter um corpo saudável, boa disposição, boa memória, cabelo brilhante e pele rejuvenescida? Solução : Programas de Detox e Anti Aging.

Algumas celebridades aderiram com sucesso à desintoxicação do corpo. Beyoncé, Gwyneth Paltrow e Jennifer Aniston diminuíram as suas medidas graças à eliminação das toxinas e recomendam: produtos naturais, sumos, água mineral e chás fazem toda a diferença para quem quer renovar a aparência.

A alimentação foi a base do detox, mas rapidamente se estendeu à estética e ao cuidado com os cabelos. O grande objetivo é eliminar as toxinas em excesso no organismo e que já não conseguem ser processadas pelo metabolismo, pois geram danos celulares, aumento na produção de radicais livres e de substâncias cancerígenas.

O detox é muito eficaz para iniciar um programa de perda de peso, eliminando não apenas os quilos a mais, mas também o cansaço excessivo, a falta de resistência ou memória, a retenção de líquidos e o aspecto de pele opaca.

Desintoxique a sua pele

Pele opaca e desidratada ou olheiras são alguns sinais de intoxicação do organismo. Os cuidados com a alimentação já tendem a melhorar o aspecto cansado, mas existem outros também muito importantes como: exposição ao sol e à poluição do ar. A epiderme desintoxicada favorece a síntese de colagénio e elastina, que evitam o aparecimento de rugas e flacidez. A drenagem linfática também pode potenciar os benefícios da alimentação, ajudando a libertar as toxinas.

Os cabelos não ficam esquecidos e são também altamente beneficiados com os cuidados anteriormente sugeridos e com a alimentação saudável. Cuidando dos cabelos com produtos cuja composição inclua Aloe Vera e proteína de soja, vai notar ainda mais diferença na sua aparência.

Detox Alimentar

Quem não consome produtos industrializados, legumes cheios de agro-tóxicos e alimentos armazenados em plástico? Quem trabalha o dia todo, aliando o expediente com os estudos ou com o cuidado da família, não tem tempo para seleccionar com o devido cuidado o que chega ao prato. Resultado: organismo intoxicado.

A dieta detox é uma forma de combater os efeitos nocivos causados por uma alimentação desequilibrada, rica em toxinas. Quando consumidas em excesso, as toxinas tendem a acumular-se no organismo que já não consegue metabolizá-las.

Esta disfunção acontece quando o fígado, órgão que recebe as substâncias prejudiciais à saúde para facilitar a sua eliminação através da urina e do suor, é sobrecarregado e não consegue completar o seu trabalho. Assim, aquilo que deveria ser eliminado permanece no organismo em forma de gordura e inflamações.

A desintoxicação provoca uma limpeza que elimina bactérias e outros micro-organismos que prejudicam o bom funcionamento do organismo e, consequentemente, o emagrecimento e as tentativas de engravidar. Os benefícios são enormes: saúde intestinal, fígado em perfeitas condições, pele rejuvenescida, cabelos e unhas fortes e com brilho e prevenção de doenças como hipertensão e diabetes.

O objectivo da dieta detox é, em primeiro lugar, acabar com os radicais livres acumulados no organismo e, de seguida, fornecer o suplemento dos antioxidantes.

É preciso ter alguns cuidados, pois a desintoxicação é restritiva e precisa de ser planeada e acompanhada por um profissional. A fórmula não é comum a todas as pessoas, pois cada uma tem a sua rotina, os seus hábitos e doenças. Para conseguir atingir uma boa qualidade de vida há que ter em atenção todas estas características específicas.

A duração mais comum para um detox é de uma semana e pode repetir-se de 3 em 3 meses. No entanto, para resultados mais profundos e ainda para perder peso, deve prolongar-se por um mês e repetir de 6 em 6. Nos meses de intervalo deve fazer-se refeições saudáveis para evitar retrocessos.

O ideal é consumir mais alimentos vegetais e menos de origem animal, intervalando com chás terapêuticos e sumos desintoxicantes para que o corpo receba todas as vitaminas necessárias.

Implemente algumas medidas favoráveis à eliminação das toxinas: dê preferência a bebidas armazenadas em papelão ou vidro, escolha peixes frescos, evite refeições industrializadas e não deixe de praticar caminhadas e outras atividades físicas.

A incluir na dieta: Há componentes transversais a quase toda a população. Entre eles estão o chá verde e a vitamina C, os principais responsáveis pela inibição dos radicais livres e do fortalecimento do sistema imunitário. Há ainda substâncias que favorecem o funcionamento do fígado e da digestão, como a carqueja e a similarina. No entanto, nunca é demais relembrar que o plano deve ser desenvolvido por um especialista.

A excluir da dieta: Quem pretende desintoxicar o corpo terá que abandonar um grupo de alimentos comuns para a maioria das pessoas. Entre eles estão o açúcar refinado, álcool, alimentos processados, refeições ricas em glúten, aveia, trigo em grão, café, grãos refinados (como arroz branco), lacticínios,  carnes, excesso de sal e fritos. Todos eles são considerados tóxicos ao organismo e podem ser substituídos por versões orgânicas, frutos vermelhas, limão com casca, água mineral e muitas fibras.

Para fazer um programa detox deve recorrer a um especialista. Outras formas de detox podem ser prejudiciais, com quantidades desadequadas de nutrientes e até  provocando doenças.

Não é aconselhável prolongar um detox por mais de 30 dias, pois pode causar problemas de anemia, perda de músculos, cefaleia e vertigem.

O detox não é recomendado para crianças, adolescentes, grávidas, pessoas com doenças crónicas e mulheres em fase de amamentação, pois a ementa é demasiado restritiva.

Adaptado de Detox: para renovar o corpo e emagrecer de Lediane Filus.

Poderá também ter interesse em: