7 Posições de Ioga para Combater a Insónia

Ioga Melhora Insónia

Pratique Ioga e Melhore a Insónia

Uma noite sem conseguir dormir, para além de irritante, pode não influenciar a sua saúde a longo prazo. No entanto, a insónia crónica pode representar uma série de ameaças à sua saúde e bem-estar.

O Ioga pode ajudá-lo a dormir mais?

Uma das formas de conseguir adormecer tranquilamente é adoptar uma rotina de posições de ioga todas as noites.

Recentemente, pesquisadores da Universidade de Harvard descobriram que uma prática de ioga regular ajuda as pessoas a adormecer mais rapidamente, durante mais tempo e a melhorar a qualidade do descanso em geral.

Estudos anteriores também relacionam esta milenar forma de exercício na melhoria do sono em mulheres depois da menopausa, sobreviventes de cancro ou que sofrem de osteoartrite.

De acordo com especialistas, usar o ioga e padrões de respiração adequados para perder peso pode ser uma aprendizagem particularmente útil para aqueles que sofrem de apeneia do sono, permitindo-lhes sobreviver sem a necessidade de máquinas.
Estes factos não são nenhuma surpresa para os praticantes do ioga.

O Ioga facilita o sono, relaxando a mente e o corpo e ajuda a melhorar o alinhamento corporal e a flexibilidade, duas coisas que contribuem para as dores físicas e que podem roubar-lhe tempo precioso de descanso.

Respire

O Ioga vai muito além de uma simples flexão ou torção do corpo. Técnicas de respiração desempenham um papel essencial no relaxamento do corpo e da mente.

A respiração pelo abdómen é um método de respiração que as pessoas costumam usar para relaxar e rejuvenescer enquanto praticam ioga, e pratica-se da seguinte forma:

Levantado ou deitado, certifique-se que mantém a coluna alinhada e alongada.

Coloque uma mão na barriga e inspire, expandindo a sua barriga como um balão.

Quando expira, tente sugar o umbigo em direcção a coluna.

Repita isto pelo menos dez vezes, com respirações profundas (pode fazer mais vezes se quiser). Cada vez que você inspira, tente relaxar e encher de ar o seu abdómen tanto quanto possível.

Posições para ajudá-lo a dormir

Não tem de ser um praticante de ioga profissional para colher benefícios valiosos para o sono. Só precisa integrar algumas posições na sua rotina nocturna.

Aqui estão sete simples posições de ioga para a estimulação do sono. Experimente!

Invertida

Invertida Ioga

Posição Invertida.

Deite-se em frente a uma parede de maneira a que fique perpendicular a mesma. Coloque os pés na parede e eleve os seus quadris no sentido da mesma, encoste as suas pernas tanto quanto possível, sem forçar. Coloque os braços para o lado com as palmas das mãos viradas para cima. Feche os olhos e respire profundamente.

Posição do Pombo (direita e esquerda)

Pombo Ioga

Posição de Pombo

Coloque-se de quatro e posicione o joelho direito para trás perto do pulso direito, direcionando o pé direito para a esquerda. Deslize a perna esquerda para trás. Coloque uma almofada longitudinalmente, à esquerda da perna direita. Coloque a barriga e peito no travesseiro e deixe os braços relaxar para os lados. Relaxe a cabeça para qualquer lado, como se sentir mais confortável, e respire profundamente. Se for muito intenso, coloque outra almofada debaixo do peito, ou use uma almofada para apoiar o quadril do lado direito. Repita esta posição do lado oposto.

Borboleta inclinada

Deite-se de costas. Coloque uma almofada, longitudinalmente, por baixo da coluna. Junte as solas dos seus pés até que se toquem e, em seguida, deixe os joelhos cair suavemente para os lados. Certifique-se que mantém os quadris fora do travesseiro. Estique os braços para o lado, longe do corpo, com as palmas viradas para cima.

Torção da coluna vertebral (direita e esquerda):
Deite-se de costas. Dobre o seu joelho direito em direção ao peito e cruze-o sobre o lado esquerdo do seu corpo. Você deve sentir o estiramento da torção na espinha. Para suavizar o impacto, coloque uma almofada debaixo do seu joelho direito como suporte. Estique-o para fora de  forma a criar um “T” com o seu corpo. Pode manter a cabeça virada para cima ou olhar para a direita, caso queira um efeito mais profundo sobre o pescoço. Repita esta posição do lado oposto.

Posição do arado

Posição Arado Ioga

Posição do Arado

Deite-se de costas. Contraia os músculos abdominais para levantar as pernas e coloque-as sobre a cabeça até que seus dedos do pé toquem no chão atrás da cabeça.
Se os seus dedos não chegarem ao chão faça esta posição contra a parede (mantenha-se perpendicular com a cabeça a tocar a parede) para que seus pés sejam amparados pela parede.
Se puder, entrelace os dedos atrás das costas e lentamente endireite os braços, caso contrário, basta manter os braços ao lado do corpo com as palmas das mãos voltadas para baixo. Quando quiser desfazer a postura, faça-o lentamente, rolando devagar, vertebra a vertebra. Esta posição ajuda a esticar as costas e os músculos, reduzindo a tensão física. Relaxa o corpo, especialmente o pescoço.

Posição de cobra

Posição de Cobra Ioga

Posição da Cobra.

Deite-se de barriga virada para baixo com as palmas das mãos no chão ao lado do peito. Mantendo os cotovelos perto do corpo, inspire e alongue o seu corpo enquanto levanta a cabeça expandindo o peito para a frente. Venha a cima confortavelmente e mantendo os quadris no chão. Esta posição é particularmente útil para as pessoas que passam muito tempo curvadas levantando coisas, porque envolve os músculos das costas e os seus antagonistas, ou seja os músculos opostos (abdominais).Também ajuda a esticar os ombros, peito e músculos abdominais.

Sentado abridor de coração

Sente-se em posição de joelhos, caso sofra de problemas nos joelhos pode sentar-se com as pernas estendidas para fora e para a frente. Colocar as mãos no chão atrás do corpo, palmas das mãos bem estendidas no chão e os dedos para fora. Inspire e alongue a sua coluna. Expire e incline-se para trás, arqueando as costas e colocando a cabeça para trás. Se estiver de joelhos empurre os quadris. Esta posição é benéfica porque fornece um movimento que é o oposto ao que a maioria das pessoas está durante o dia.

Para melhorar o seu sono de forma duradoura, consulte o seu especialista de Medicina Chinesa e obtenha um tratamento adequado ao seu estilo de vida. Marque já a sua consulta!

Adaptado de 7 Yoga Poses to Help You Sleep de AgingCare.com.

Poderá também ter interesse em: