10 Dicas de Desintoxicação Para uma Super Limpeza

Primavera Detox

Sinta-se saudável nesta Primavera!

A Primavera já chegou. É o momento perfeito para fazer uma desintoxicação, especialmente depois de termos passado grande parte do tempo a respirar a fraca qualidade do ar de espaços interiores, de não nos expormos à luz solar e também de andarmos a fazer menos actividade do que o habitual.

A desintoxicação é o antídoto perfeito e traduz-se num aumento de energia, menos sintomas de alergia, redução de desequilíbrios hormonais, digestão melhorada, nariz mais desentupido, pressão arterial normalizada, menos oscilações de humor, maior capacidade de raciocínio, sono mais tranquilo e pele mais saudável, entre outros.

Deixamos-lhe 11 dicas para começar uma desintoxicação com o objectivo de se manter saudável:

Reduza ou elimine a carne e produtos lácteos pelo menos por um tempo, para dar ao seu corpo uma pausa. A carne é responsável pelo aumento da acidez do organismo e pode causar pressão sobre os rins e intestinos (pouca água, nenhuma fibra e que requer muita energia para ser digerida). Por seu lado, os lacticínios formam muco e muitas pessoas não têm enzimas suficientes para o digerir adequadamente.

Não coma sem antes ler os rótulos.
Ler os rótulos poderá ajuda-lo a escolher alimentos mais saudáveis. A maioria dos conservantes prejudiciais, sabores sintéticos e outros ingredientes artificiais, têm nomes complexos. Se você encontrar ingredientes que não consegue pronunciar não os compre nem os consuma. Escolha alimentos frescos que vêm em embalagens da natureza: frutas e vegetais.

Acabe com o “lixo” na sua dieta.
Ou seja, produtos processados, preparados e embalados que tendem a ser cheios de gorduras transgénicas, aditivos, conservantes e açúcares.

Coma Vegetais.
Inclua pelo menos 70% de legumes em cada refeição. É mais fácil do que você pensa desfrutar de um sumo vegetal fresco, uma grande salada verde ou um prato de legumes ao vapor.

Simplifique as suas refeições.
Comer menos quantidade, refeições mais simples e mais frequentemente durante todo o dia, não só ajuda a aliviar o peso no sistema digestivo, como também equilibra os níveis de açúcar no sangue. Níveis instáveis de açúcar no sangue estão ligados às flutuações de peso, ao controle do humor e da energia.

Desfrute de um banho quente.
Por si só é um ritual relaxante e estimulante, mas para aumentar os efeitos de limpeza, basta adicionar uma xícara de sais ou de bicarbonato de sódio. Ambos alcalinizam a água para ajudar a neutralizar as toxinas ácidas. Os sais ajudam o corpo a absorver magnésio que  neutraliza as toxinas ácidas, relaxa os músculos e é exigido em centenas de funções no nosso corpo.

Beba muita água diariamente para expulsar as toxinas.
Para uma bebida verdadeiramente desintoxicante adicione um pouco de sumo de limão num copo grande de água e beba morno e em jejum logo pela manhã. Os limões ajudam a alcalinizar o corpo, contêm mais de 20 compostos anti cancerígenos e ajudam a limpar o fígado, os rins e cólon.

Adicione 1/2 xícara de legumes cozidos (feijão por exemplo), a sua dieta diária para aumentar a ingestão de fibras e equilibrar os níveis de açúcar no sangue. Uma das chaves para equilibrar o peso e a energia.

Ter sempre um lanchinho.
Petiscar ao longo do dia ajuda na perda de peso e a estabilizar a energia e os humores. Basta fazer escolhas saudáveis. Aqui estão algumas ideias simples e rápidas: uma pequena quantidade de amêndoas, sem sal, ou aipo em palitos, rolos com abacate (sushi vegetariano), um smoothie de bagas de goji com leite de arroz ou de amêndoa.

Aumente o bombeamento do sangue. O exercício melhora a circulação, que traz sangue fresco, oxigenado para seus órgãos e tecidos, assim, estes permanecerão revitalizados.

Simples não é? Mude diariamente a sua dieta e estilo de vida. Irá adicionar saúde, energia, humor equilibrado e uma sensação geral de bem-estar. Para resultados mais visíveis, experimente um dos nossos programas de detox.

Adaptado de 11 Detox Tips for a Super Spring Cleanse de Michelle Schoffro Cook.

Poderá também ter interesse em: