5 Dicas rápidas para uma Cozinha Saudável

5 Dicas para uma Cozinha Saudável

Faça escolhas saudáveis

A alimentação saudável começa na cozinha, seja em casa, no restaurante ou noutro local. Para obter o máximo das receitas que prepara mantenha a cozinha abastecida com ingredientes saudáveis.

1. Produtos.
Escolha frutas e vegetais cultivados localmente, sempre que possível. Alho, cebola, cenouras, maçãs, legumes verdes como por exemplo espinafres e saladas. Quando comprar selecione o produto que lhe parece melhor. Leia mais sobre legumes, frutas e saúde ou tente criar deliciosas receitas verdes.

2. Grãos.
Troque o arroz branqueado pelas vantagens dos cereais integrais.  Cevada, bulgur, aveia, quinoa, arroz integral entre outros. Experimente  massas integrais de trigo ou de misturas. Leia mais sobre cereais integrais e sobre saúde. Tente criar receitas com os variadíssimos tipos de cereais que existem.

3. A proteína.
Consuma proteína saudável, como peixe fresco, frango, peru, tofu, ovos e vários tipos de feijões e nozes. Afaste-se do tradicional paradigma em que a carne preenche grande parte do seu prato. Em vez disso, componha um prato saudável com porções iguais de proteínas, cereais integrais e vegetais.

4. Gorduras e azeite.
Use óleos vegetais como o azeite, sempre que possível, para saltear legumes, cozinhar  peixe ou frango e molho para saladas. Boas escolhas incluem canola, girassol, milho, soja, amendoim e azeite. Uma pitada de azeite de oliva, óleo de noz ou pistacho, óleo de gergelim ou azeite de trufas, pode fazer os legumes cozinhados ganhar vida. O puré de abacate, rico em gordura monoinsaturada, saudável para o coração, faz uma cobertura fabulosa para sanduíches. Leia mais sobre gorduras e saúde e tente confecionar receitas que utilizam gorduras saudáveis.

5. Também essencial.

Sabia que os bons chefes têm sempre na cozinha alguns ingredientes de alta qualidade? Estes conferem um sabor especial a cada receita. Opte por ter na cozinha um bom molho de tomate, vinagre balsâmico, ervas frescas e secas, parmesão ralado e uma boa variedade de frutos secos sem sal (como nozes, amêndoas e pistachos).

Adaptado de 5 Quick Tips to Stocking a Healthy Kitchen de Harvard School of Public Health

Poderá também ter interesse em: