Como acabar com a ansiedade pelos doces

Como acabar com a ansiedade pelos doces

Largue o hábito do açúcar

Começa por tirar um bombom da caixa e quando dá por si devorou um pacote de M&M e uma embalagem de Haagen-Dazs.

Estudos científicos revelam que o açúcar é mais aditivo do que a cocaína: enquanto saboreia o chocolate branco, o cérebro entretém-se a produzir dopamina e opiáceos, químicos de prazer altamente aditivos que pedem mais e mais açúcar.

Muitos de nós achamos que uma alimentação de chocolates e refrigerantes nos faz feliz. De facto dar uma dentada num pastel de nata proporciona um prazer momentâneo, no entanto os doces acabam por provocar depressão e ansiedade. Estudos de 2002 em 6 países revelam que quanto maior o consumo de açúcar, maior a incidência de depressão. Pior ainda nos casos de bebidas com frutose, a versão mais barata de açúcar.

Todos sabemos que o açúcar não é bom para a saúde: engorda, provoca dores, danifica os dentes, aumenta os riscos de doenças cardíacas, diabetes e cancro.

E apesar disso o Americano médio consome mais de 60 kilos de açúcar por ano. Um estudo da universidade de Princeton descobriu que os ratos sofrem sintomas de privação quando lhes é retirado o açúcar.  A boa notícia é que ciência Ocidental e a sabedoria Oriental oferecem-nos estratégias   para contrariar as mensagens do cérebro para procurarmos o açúcar.

Como Acabar com a Ansiedade pelos Doces:

  1. Tome um bom pequeno almoço. Coma ovos, frutas e cereais.  Nada com doce. Assim que adicionar mel ou compota nas tostas, deu o primeiro passo para uma escalada de açúcar.
  2. Coma folhas verdes cozinhadas. Brócolos salteados, espargos grelhados e espinafres aumentam a energia e fornecem minerais anti açúcar como o magnésio. Além disso, o sabor ligeiramente amargo dos vegetais diminui o desejo pelo açúcar.
  3. Evite adoçantes artificiais. Estudos demonstram que os refrigerantes light estimulam o desejo de açúcar verdadeiro, para além de acumularem gordura mais rapidamente.
  4. Apanhe sol no corpo. A vitamina D ajuda a produzir serotonina, uma hormona de prazer que ajuda a controlar o desejo por doces. Saiba como apanhar sol de forma responsável.
  5. Coma gorduras. As gorduras saudáveis como nozes, abacate, salmão fresco e azeite ajudam a estabilizar os níveis de açúcar no sangue, diminuindo a fome, enquanto estimulam hormonas que evitam ansiedade e depressão.
  6. Coma proteínas às refeições.  Muitos vegetarianos lutam contra os desejos por doces.  Carne, aves, ovos e peixe estimulam energia e os neuroquímicos do bom humor, reduzindo o desejo do açúcar. Conheça fontes vegetarianas de proteína.
  7. Tome chá de Gymnema Silvestre. Um simples chá desta erva ajuda a equilibrar os níveis de açúcar no sangue, tornando impossível provar mais açúcar após vários goles. O pedaço de chocolate a seguir vai ter um gosto brando e gorduroso.
  8. Durma 8 horas. A falta de sono estimula  a grelina, um químico que o faz sentir ansioso por doces, e suprime a leptina, um químico que lhe diz para parar de comer. Dormir pouco é o ingrediente perfeito para ter desejos de doces.

Apesar de parecer difícil, largar o hábito do açúcar proporciona grandes recompensas: estômago liso,  coxas estreitas, mais energia, pele melhor e menos idas ao médico.

Adaptado de  How to Cut Sugar Cravings de Linda L Prout 

Poderá também ter interesse em: