8 Razões para estar mais presente na sua vida

8 Razões para estar mais presente na sua vida

O poder de estar presente

Já alguma vez perdeu as chaves do carro? Ou chegou ao supermercado e realizou que deixou a carteira em casa? Aposto que muitos de nós já. Sabemos a quantidade de stress que estas situações criam. Acontecem apenas porque não estamos presentes quando guardamos as chaves ou quando nos preparamos para sair.

Cultivar a prática de presença deliberada ajuda-nos a ficar relaxados, mais produtivos e confiantes  na nossa rotina diária. Não se trata de apagar os pensamentos. Trata-se de ficar mais consciente do processo do pensamento por forma a não ficarmos em transe – perca dos pensamentos – que é quando perdemos as chaves. Esta é a grande diferença.

Para treinar ficar mais consciente dos pensamentos ajuda registar quando é que a mente pensa mais ativamente, quer no modo “pensar, pensar, pensar” quer no modo “preocupar, preocupar,
preocupar” ou no “planear, planear”.

Nessa altura, conseguimos mudar o enfoque para aquilo que está a acontecer aqui e agora.

Veja 8 razões para estar mais presente na sua vida

1. Poupa tempo
Procurar objectos perdidos leva imenso tempo, para não falar do stress associado. Gastando apenas uns segundos extra sendo mais cauteloso quando guarda as coisas, poupa imenso tempo e stress. E ganha mais satisfação ao longo do dia.

2. Poupa dinheiro
A última vez que perdi as chaves de casa tive de pagar a um técnico de fechaduras para poder entrar em casa. Ser despistado pode sair caro. Bastam uns segundos extra para parar, respirar, concentrar-se e verificar se temos tudo o que precisamos ou rever o email antes de o enviar. O investimento em tempo extra pode poupar muito dinheiro… e stress.

3. Mais relaxado, confiante e calmo.
Quando não anda às voltas à pressa em grande ansiedade porque não encontra alguma coisa, sente-se bem porque sabe que está bem preparado para a viagem. Nesse estado de relaxamento a sua auto confiança é grande e você está no seu melhor estado de produtividade e criatividade. Sabe que consegue lidar com qualquer circunstância inesperada que surja.

4. Melhores relacionamentos
Quando escuta de forma consciente e presente, a outra pessoa sente-se ouvida e tem tendência a confiar mais em si. Confiança é a pedra angular de qualquer relacionamento quer seja com amigos, familiares, colegas de trabalho ou mesmo pessoas ao acaso que encontra na rua. Estar presente é um factor de empatia, de respeito e de amizade e boas coisas acontecem.

5. Menos julgamento e mais amor
Estar deliberadamente presente dá-lhe opções. No momento em que trava os pensamentos e realiza que não o servem para nada, pode optar por voltar a ficar presente. Este processo de escolha torna-se mais poderoso à medida que realiza que os pensamentos criam sofrimento e separação. Criam “eles” e “nós”. Criam julgamento. A presença deliberada permite ver as pessoas e nós próprios sem julgamento, abrindo-nos para sermos mais bondosos, compassivos e afectuosos.

6. Mais auto consciência
À medida que a prática se aprofunda, tornamo-nos mais conscientes dos pensamentos. Dá-nos a oportunidade de aceder aos pensamentos e reparar que a maior parte das vezes não nos servem de nada. Muitos pensamentos são provocados por medo e insegurança. Realizamos que não precisamos de acreditar nos pensamentos. Não representam a realidade. Estar presente dá-nos oportunidade de sermos bons com nós próprios.

7. Activa o lado positivo da Lei da Atracção
A Lei da Atracção estabelece que alcançamos o que vibramos. Quanto mais presentes estamos, mais conscientes ficamos dos pensamentos e sentimentos e mantemo-los positivos. Adquirimos o domínio do que transmitimos energeticamente, mudamos o que atraímos para nós e a vida torna-se mais fácil, mais positiva e alegre.

8. Ganha integridade
Integridade significa estar ligado a si mesmo – corpo, mente, coração e alma. Está no estado óptimo para responder às ocorrências do dia a dia.

Integridade significa também três compromissos consigo próprio:

  • Dizer sim, quando quer dizer sim
  • Dizer não, quando quer dizer não
  • Fazer sempre o que diz que vai fazer

A prática da presença deliberada ajuda-o a harmonizar-se consigo próprio. Passa a responder às situações a partir de um lugar de integridade interior e sente-se bem consigo. Torna-se mais fácil tomar decisões e manter a palavra dada.

A questão chave é abordarmos esta prática de forma gentil e afectuosa. Sempre que reconhecemos os pensamentos e voltamos ao estado presente, estamos a semear auto consciência. Estamos a criar um novo hábito, uma nova forma de estar no mundo.

O ritmo incessante dos pensamentos na nossa mente começa a abrandar. Vivemos a verdade, a vulnerabilidade e honestidade do momento presente, em vez das histórias contadas pelos pensamentos. Experimentamos a coragem de sermos verdadeiros.

Por favor, partilhe os seus comentários.

Adaptado de 8 reasons to be more present in your life de Pragito Dove

Poderá também ter interesse em: