9 Razões Surpreendentes para Comer Tomate

9 Razões Surpreendentes para Comer Tomate

Inclua mais tomate na alimentação

Esta é a estação do tomate! Se tem um jardim, pode e deve experimentar semear tomate. Se não, há muitas razões para ir à praça ou mercearia mais próxima e comprar algum.

Veja 9 excelentes razões para adorar tomate:

1. Contem muita vitamina C, um nutriente essencial para manter o sistema imunológico forte.

2. Contêm um fito-nutriente importante chamado licopeno que tem sido comprovado no combate contra o envelhecimento e têm propriedades anticancerígenas. Parece ser particularmente eficaz contra o cancro da próstata e do cólon.

3. O licopeno que se encontra no tomate protege a matéria genética do organismo contra danos e contra doenças.

4. O tomate estimula a produção do aminoácido carnitina, o qual acelera em mais de 30% a velocidade e capacidade do organismo para queimar gordura.

5. Pesquisas defendem que os licopenos encontrados no tomate, quando consumido regularmente, reduzem o risco de doença cardíaca em 29%

6. A falta de licopeno na dieta de uma mulher na menopausa tem vindo a ser associada à osteoporose.

7. Tem sido demonstrado que o tomate fresco diminui o colesterol, colesterol LDL e triglicéridos. Também ajuda a impedir a agregação de plaquetas no sangue que é um fator de risco para arteriosclerose.

8. O tomate contem também outros fitonutrientes valiosos, tais como beta-caroteno, luteína e zeaxantina, que melhoram a visão e ajudam a proteger os olhos contra a degeneração.

9. O tomate é muito versátil e delicioso! Pode ser usado em massas, saladas, sopas, guisados, refogados e em muitos dos seus pratos preferidos.

Há pessoas que afirmam que o tomate deve ser consumido cozinhado para  obtermos o máximo do seu valor nutritivo. No entanto, não é bem assim. Enquanto que o licopeno é melhor absorvido quando o tomate é cozinhado,  a vitamina C e as enzimas são melhor absorvidas quando este está cru. Assim, sugere-se  misturar um pouco das duas coisas. Experimente tomate cozido em sopas, guisados, caril ou desfrute do tomate cru em saladas, sandwiches e molhos.

Estudos mostram também que o licopeno encontrado no tomate amarelo e laranja é mais absorvido pelo organismo do que o licopeno encontrado no tomate vermelho. Isto não significa que não possa desfrutar dos vermelhos, mas tente fazer combinações multicoloridas.

Adaptado de 9 surprising reasons to love tomatoes de Michelle Schoffro Cook   

Poderá também ter interesse em: