5 Formas de Manter o Corpo Jovem

corpo jovem

Mantenha as células saudáveis

Todos os dias morrem 432 biliões de células no seu corpo que são substituídas por novas. Esta é a chave para a regeneração do seu corpo e para se manter jovem. Por este facto, se quiser, é possível no próximo ano ter um corpo mais funcional, mais magro, com menos dores e mais energia… desde que dê os passos certos.

Exemplos de um corpo novo:

  • As células do sistema digestivo são substituídas em cada 5 minutos
  • O fígado é substituído em cada 5 meses
  • De quatro em quatro semanas troca de pele
  • O nosso coração é substituído em cada 6 ou 9 meses

Está a Degenerar ou a Regenerar?

Sabemos que estamos a criar um novo corpo através das novas células que recebemos diariamente. A questão é se as novas células são mais ou menos saudáveis que as antigas.

A qualidade das novas células depende da matéria prima, isto é dos alimentos disponíveis quando são formadas as células substitutas. Se alimentar o corpo adequadamente, as novas células podem até ser mais fortes e mais saudáveis que as anteriores. Chama-se a isto regeneração.

Se alimentar o corpo de forma deficiente, o resultado são células de qualidade inferior. Chama-se a isto degeneração.

Claro que há limites. Pesquisadores estimam que 30% da nossa saúde é determinada pela genética. É possível fazer muito com os 70 % que sobram.

celulas

As 5 armadilhas da degeneração

1. Alimentos processados são alimentos mortos com calorias mas quase sem nutrientes. Todos os alimentos processados tem falta de enzimas que são necessárias à digestão. Enchem o organismo, especialmente o fígado, com químicos usados para dar longa duração aos produtos. Contribuem também para a depressão.

2. Açúcar é conhecido por veneno branco por muitas razões. Para começar enfraquece o sistema imunitário, basta uma colher de chá para enfraquece-lo por 2 horas. Também esgota o cálcio, não admira a quantidade de pessoas com osteoporose. Para além disso, o açúcar esforça em demasia o pâncreas, provocando exaustão quando os nossos níveis de açúcar estão baixos. É também altamente viciante, como muitos de nós sabemos. Não contem nem vitaminas nem minerais, apenas muitas calorias.

3. Álcool é tóxico para o fígado, consome a vitamina B, deprime o sistema nervoso e inibe a medula óssea da sua função regeneradora. As ligações nervosas entre as células do cérebro são também afetadas pelo álcool o que inibe os sinais de comunicação, tornando mais lento o processo mental. Não precisa de álcool para se divertir e ter graça.

4. Cafeina é altamente adita, coloca stress nas glândulas adrenais e afeta negativamente o sistema nervoso, causando fadiga emocional. Sendo diurética, a cafeina consome o cálcio, magnésio e fósforo. Nalgumas pessoas, eleva a tensão arterial. A cafeina não está apenas no café. Uma Coca Cola contem 35 mg para além de estar cheia de açúcar.

5. Gorduras más (fritos e bolos). Estes alimentos criam radicais livres que ferem as membranas celulares, enzimas e ADN. Provocam stress no sistema digestivo e fígado para além de fazerem subir o colesterol.

regeneração

As 5 grandes dicas para a Regeneração

1. Legumes frescos estão cheios de vitaminas e minerais e são ótimas fontes de fitoquímicos que protegem o corpo de doenças e envelhecimento. São “pesos pesados” da regeneração. Incluem os poderosos espinafres, alface, espargos, couves e cenouras.

2. Fruta fresca está cheias de vitaminas, minerais e fitoquímicos que protegem o corpo. Inclui limões, maçãs (biológicas), bananas, mangas e melancia. Cada um destes frutos guarda enorme quantidade de benefícios para a saúde.

3. Cereais integrais como arroz integral ou selvagem, quinoa, aveia, millet são grandes fontes de vitaminas, minerais, fibras e proteínas.

4. Litros e litros de água pura. A água é necessária à digestão, circulação dos fluidos corporais e lubrificação das juntas.

5. Exercício, boas companhias, natureza e dormir bem. À medida que o corpo começa a funcionar a um nível mais saudável, sente menos necessidade de coisas que interferem com o equilíbrio do organismo, para além de que lida melhor com os fatores de desequilíbrio.

O que tem de bom a regeneração é que não precisa de pensar o que o corpo está a fazer. Basta criar as condições adequadas e o corpo trata do resto.

Um corpo saudável tem a capacidade de auto cura, ou quase, se tiver os nutrientes certos. Pensar e preocupar-se com a questão, não favorece o processo, abranda-o até.

Manter-se Jovem: Fatores Finais

Repare que as opções regenerativas são menos dispendiosas do que as degenerativas. E algumas são gratuitas.

Uma vez que o corpo tem as matérias primas para a regeneração, o próximo passo é como usar esse corpo. Igualmente importante é como usar a mente que comanda o corpo.

O corpo não foi feito para ficar parado, nem a nossa mente. Se não o faz mexer regularmente, torna-se tóxico e ácido. Alguns profissionais de saúde dizem que não se deve sentar mais do que uma hora seguida. Melhor ainda é caminhar, apanhar sol e ar puro.

Adaptado de How We Stay Young de Diana Herrington

Poderá também ter interesse em: