6 alimentos que provocam mais fome

barrras de cereais

Não importa a quantidade que ingerimos de certos alimentos pois nunca nos sentimos saciados! Aprendi ao longo dos anos que alimentos integrais enchem, mas que comida de plástico ou altamente processada, preenche pouco e pode provocar uma certa sensação de fome, como se não tivéssemos comido nada o dia todo.  Resulta do facto da densidade nutricional destes alimentos ter sido empobrecida durante o seu processamento.

E não importa a força de vontade pois certos alimentos são viciantes. Não importa o mal que o fazem sentir, você simplesmente não consegue parar.

Quais são estes alimentos? Quais os alimentos que devemos evitar quando estamos com certas carências e fome?

1. Pastilhas elásticas e gomas

As pastilhas elásticas estimulam os sucos gástricos e a produção de saliva. De acordo com a Faddiets.com, a saliva produzida durante a mastigação desce para o estômago e este pensa que é um alimento para ser digerido originando a sensação de fome.

pastilhaelastica

2. Refrigerantes Diet

O rótulo diz “diet” mas não se deixe enganar. Estudos mostram que os refrigerantes diet provocam mais fome.

“Os adoçantes artificiais podem abrir o apetite e, ao contrário dos açúcares normais, não provocam nenhum efeito que  o faça diminuir ” diz Sharon Fowler, pesquisador de obesidade UT Health Science Center. De acordo com Fowler ,os adoçantes podem inibir as células do cérebro que nos fazem sentir saciados.

refrigerantes

3. Frutose/ xarope de milho

Enquanto os comerciais dizem que consumido com moderação não faz mal, a verdade é que consumir frutose e xarope de milho com moderação é à partida impossível.

O xarope interfere com o metabolismo do corpo para que uma pessoa não consiga parar de comer. É realmente difícil de controlar os desejos porque o xarope de milho e a frutose diminuem a secreção de leptina no organismo. Leptina é uma hormona essencial no corpo que nos diz que estamos satisfeitos e que podemos parar de comer.

xarope de milho

4.Refeições congeladas

Refeições congeladas, especialmente as de dieta, muitas vezes não tem calorias
suficientes para preencher o nosso estomago. Além disso, não contem frutas e
vegetais frescos que se possam expandir no estomago. Como escrevi
anteriormente, o processamento dos alimentos esgota os seus nutrientes. Se
comer refeições congeladas, faça-o raramente e certifique-se de que as acompanha
com uma salada, frutas ou legumes.

comida congelada

5. Queijadas, pastéis e bolos

Os bolos, embora deliciosos, não fazem muito para o saciar. A farinha e o açúcar branco não têm fibra nem nutrientes. Aparentemente ficamos saciados mas quando o bolo desce acabamos muitas vezes por sentir mais fome do que antes. E é um processo muito rápido. Escolha bolos feitos com grãos integrais e pouco açúcar sempre que possível. Mais em Efeitos Negativos da Farinha de Trigo Refinada

bolos

6. Barras de cereais.

A menos que as barras de cerais estejam cheias de proteína e pouco açucaradas, não passam de produtos de pastelaria. Altamente processadas e açucaradas, estas barras podem parecer uma alternativa a uma refeição, mas de facto  não o são. Apesar de hoje em dia já existirem nas lojas algumas barras orgânicas com boa qualidade, o melhor mesmo é tomar a sua refeição normal.

barra texto

Adaptado de 6 foods that make you hungrier

Poderá também ter interesse em: