8 Super Alimentos de Verão a Não Perder

8 Super alimentos de verão

Alimentos de verão a não perder.

Não precisamos gastar uma fortuna a comprar alimentos exóticos de países longínquos para obtermos os benefícios desses alimentos. Com  o verão à porta, existem bastantes super-alimentos  no mercado local ou até mesmo no nosso quintal. Para além de benefícios incríveis para a saúde, têm um custo ambiental baixo pois não precisam viajar muito para chegarem à nossa mesa. Embora existam dezenas de outros super-alimentos de verão, aqui estão alguns dos meus preferidos:

1. Abacate. Carregado com saudáveis ácidos gordos omega-9 (o mesmo tipo de gorduras encontradas no azeite, azeitonas e nozes), os abacates, aceleraram  a conversão de gordura em energia e aumentam a eficiência do metabolismo. Melhoram também a saúde dos vasos sanguíneos. Contêm um nutriente chamado glutamina que bloqueia pelo menos trinta agentes cancerígenos diferentes e é pedida pelo fígado para desintoxicar correctamente produtos químicos sintéticos. Pesquisadores da Universidade de Michigan descobriram que os idosos que têm altos níveis de glutamina são mais saudáveis e menos propensos a sofrer de artrite.

2. Frutos vermelhos. Morangos, mirtilos e framboesas… Cada um tem o seu lugar especial na lista de super-alimentos de verão, uma vez que oferecem muitos benefícios para a saúde. Contêm compostos anti-dor que são melhores do que muitas drogas analgésicas. Saiba mais em Benefícios dos Frutos Silvestres para a Saúde.

3. Cerejas.  A cor avermelhada típica das cerejas indica as suas quantidades abundantes de fitonutrientes particularmente as antocianinas e a quercetina, ambas com fortes propriedades antioxidantes. As antocianinas são poderosos protectores contra doenças do cérebro e a quercetina ajuda a aliviar inflamações das articulações e distúrbios respiratórios. As cerejas, como a maioria dos frutos vermelhos, contêm compostos que são anti-inflamatórios e tem provado ser mais eficazes do que algumas drogas.

4. Uvas. Uvas roxas ou vermelhas são uma excelente fonte de quercetina, o fito nutriente, que ajuda a prevenir a depressão, melhora o funcionamento do cérebro e diminuiu problemas respiratórios ligados à asma. Uvas roxas ou vermelhas também contêm o fito nutriente resveratrol, que traz muitos benefícios para a saúde, incluindo a prevenção de doenças cardíacas e o aumento da longevidade. O ácido elágico das uvas contem também propriedades anti-cancerígenas. Além disso, as uvas são uma boa fonte do mineral boro, que é necessário para a construção de ossos fortes, bem como a produção de hormonas, particularmente em mulheres na pós-menopausa.

5. Folhas Verdes. Cheias de  vitaminas, minerais, clorofila (que lhes atribui a sua cor verde), fito nutrientes e enzimas as folhas verdes merecem um lugar de destaque na nossa dieta. Quanto mais escura a cor, maior será a intensidade em nutrientes. Contêm também elevadas quantidades de cálcio e magnésio para ajudar a construir ossos e músculos fortes e um sistema nervoso mais relaxado.

6. Ameixas. Grande parte das pessoas deixa as ameixas para segundo plano, o que é pena uma vez que estas frutas contêm alguns fito nutrientes dificilmente encontrados noutros alimentos. Ácido neochlorogenic  e ácido clorogénico, ambos potentes antioxidantes, são particularmente eficazes na neutralização de um tipo de radical livre chamado anion superóxido, que é uma séria ameaça para as células e tecidos saudáveis, incluindo as células do cérebro.

7. Tomate. Repleto de vitamina C e licopeno, tomates são um excelente complemento à dieta. Contem propriedades anti-envelhecimento e anti-cancerígenas. Apresentam também uma  capacidade incrível de proteger o material genético contra  doenças. Tem demonstrado ser uma promessa contra o cancro do cólon e da próstata. Mais em 9 Razões Surpreendentes para Comer Tomate

8. Melancia. Os tomates não são o único alimento rico em licopeno. As melancias contêm também esta substância e ajudam a proteger a próstata, retardar o envelhecimento e combater certas doenças. É também rica em vitamina C, beta-caroteno e glutamina, que ajudam a remover as toxinas do sangue e melhorar a desintoxicação do fígado.

Quais os seus super-alimentos de Verão preferidos?
Adorávamos saber.

Adaptado de 8 must have summer super foods de Michelle Schoffro Cook 

Poderá também ter interesse em: