6 Dicas para fazer desporto com o tempo muito quente

Dicas para fazer desporto com o tempo muito quente

Desporto mesmo em dias de calor

Ao sair para a rua, sente um bafo de ar quente, de cortar a respiração! Se duvidava que já era verão, agora tem a certeza! O excesso de calor pode ser um obstáculo para os seus treinos. Em vez de evitar o ar livre, experimente com estas seis dicas, fazer exercício no pino do verão.

1. Vista roupas largas e de cor clara. As cores escuras absorvem o calor, por isso as claras são mais frescas. As roupas largas ajudam a evaporar o suor ficando uma sensação mais fresca e arejada mesmo nos dias muito quentes.

2. Protetor solar. Use sempre um protetor solar com fator mínimo de 30 quando fizer exercício ao ar livre, mesmo quando está nublado, pois a  pele pode ficar danificado pelos raios UV. No entanto, tenha cuidado para evitar os protetores convencionais que, na maior parte dos casos, estão carregados de componentes químicos, muito tóxicos para a pele e organismo. Procure protetores solares minerais, mais naturais de marcas confiáveis.

3. Não pratique exercício a meio do dia. É sabido que o período mais quente do dia é entre as 11:00 e as 15:00. Tente praticar as suas atividades de ar livre sempre de manhã cedo ou ao final do dia, evitando ser cozinhado por essa enorme bola de fogo!

Dicas para fazer desporto com o tempo muito quente

Mantenha-se hidratada

4. Verifique a previsão do tempo. Se houver um alerta de grande calor, opte por treinar dentro de casa. Isto não significa apenas calor elevado e perigosos raios UV, mas também pior qualidade do ar. Não há necessidade de correr riscos quando os meteorologistas nos dizem para ficar em casa.

5. Refresque-se à sombra. Se decidir exercitar-se durante todo o dia, num longo passeio no meio da natureza, por exemplo, tente fazê-lo pela sombra, tanto quanto possível. As temperaturas à sombra podem variar das de sol entre 5 e 15 graus centígrados. Santa sombra!

6. Mantenha-se hidratado. A água é talvez a substância mais importante para o seu corpo. O calor excessivo fará com que perca líquidos muito mais rapidamente do que o normal. Certifique-se que leva sempre consigo uma boa quantidade de água. Beba antes, durante e após o treino. Se for para o deserto durante todo o dia, lembre-se de, por uma questão de segurança, levar um método de purificação de água (comprimidos de iodo, uma bomba, etc).  Em vez de tomar uma bebida isotónica, tente o reabastecimento pós-treino com alguns reabastecedores naturais: chocolate, leite (qualquer leite rico em cálcio), azeitonas, algas, bananas, vegetais de folhas verdes, iogurte, nozes e manteiga de amendoim, são alguns exemplos.

Oiça sempre o seu corpo quando faz exercício ao ar livre. Se sente tonturas ou náuseas, significa que precisa de fazer uma pausa e reabastecer. O calor é ótimo para alongar os músculos, por isso não se esqueça de o fazer antes e depois de qualquer atividade ao ar livre. Se cuidar do seu corpo e tomar as devidas precauções, o verão é uma boa altura para ficar em forma e desfrutar da beleza ao ar livre!

Adaptado de 6 tips for exercising in extreme heat de Jordyn Cormier

Poderá também ter interesse em: