9 Formas de acordar mais cedo

9 Formas de acordar mais cedo

Levantar cedo, sem esforço

Alguns de nós são noctívagos, outros, madrugadores. Aparentemente com base no cronotipo, umas pessoas tem mais tendência a acordar cedo, outras mais tarde. O seu cronotipo irá determinar quando e por quanto tempo você dorme.
Já ouvimos vezes sem conta que os grandes executivos se levantam antes das 6h00. Sabe-se que as pessoas mais bem sucedidas são madrugadoras o que faz sentido. Se você acordar cedo, gasta menos tempo a dormir e liberta mais tempo para actividades mais produtivas.
Além disso, o início da manhã é muitas vezes a hora do dia que uma pessoa mais controla. Muito pouco acontece entre as 5h00 e as 8h00.

Na realidade,  seja qual for o seu ritmo natural, muitas pessoas são capazes de treinar para serem madrugadores e precisarem de menos horas de sonos. Veja como…

1. Vá para a cama quando estiver cansado e acorde sempre à mesma hora.

Por muito óbvio que seja, pode ser mais difícil do que pensa. Na noite passada estava pronto para ir dormir (o que para mim significa relaxar no sofá) por volta das 22h. Mas sendo um viciado em maus programas de televisão, resolvi ficar a ver um novo “show”. O tempo passou e deixei de estar com sono. Acabei por ficar acordado até muito depois da meia-noite. E para quê? Para ver canais de televisão sem interesse que vou esquecer rapidamente? Preferia ter tido mais duas ou três horas de sono.

E se não estiver com sono até à 1h da manhã? Tudo bem. Assegure-se apenas que ligou o despertador para o dia a seguir à hora habitual. No dia seguinte estará cansado mais cedo do que o costume e um novo padrão de sono irá começar a ganhar forma. O que você não deve fazer é tentar forçar o sono quando não está cansado. Só irá ganhar frustração. Desperdiçará tempo valioso na cama sem dormir e poderá ter uma grande insónia. Espere até que esteja cansado, acorde à mesma hora todos os dias e o seu novo ciclo irá consolidar-se.

2. Conheça a regra dos 90 minutos.

Todos ouvimos já que oito horas de sono é o ideal, mas essa teoria vai contra investigações especializadas que dizem que os ciclos de sono ocorrem em intervalos de 90 minutos. Estes 90 minutos incluem duas doses de sono REM, separados por uma de não-REM. Portanto, a melhor maneira de tirar partido do sono é dormir por múltiplos de 90 minutos. E faz sentido. Já reparei que quando durmo um total de oito horas, acordo mais ensonado do que quando durmo apenas seis.

3. Diminua gradualmente o tempo de sono.

Você pode estar programado para dormir 8 horas por dia, mas a verdade é que é capaz de dormir menos se treinar o organismo. E não se trata de sobreviver ao longo do dia com menos energia. Trata-se de ajustar o tempo sono de qualidade (REM) ao período de tempo que alocou.

A fim de tornar este processo tão indolor quanto possível, para começar reduza entre 30 a 60   minutos o seu tempo de sono. Durma apenas sete horas e meia durante uma semana e sete na semana seguinte até encontrar o seu horário de sono ideal.

4. Descubra uma boa razão para se levantar.

Se não tiver um bom motivo para sair da cama a uma determinada hora, o processo torna-se bem mais difícil. Programe uma aula de ginástica para as 6h da manhã, ou um projeto que precisa acabar ou até mesmo uma deliciosa chávena de café e uma boa leitura do jornal.
Não importa o que seja, apenas tenha presente que os benefícios de acordar à hora programada são maiores do que adiar o despertar.
Dica: Se gosta de café, invista numa máquina com temporizador automático. Tente configurá-la para estar pronto à hora que gostaria de se levantar. O cheiro de café acabado de fazer será um óptimo incentivo para se levantar e para começar bem o dia

5. Deixe o sol entrar.

Deixe as cortinas ou persianas abertas de modo a deixar entrar a luz de manhã. Quando está escuro o corpo responde produzindo a hormona do sono, a melatonina. Por outro lado, a luz interrompe este processo e envia uma mensagem ao seu cérebro dizendo que é hora de acordar. O seu quarto não tem janelas? Ou sente que prefere ter controlo sobre a luz que entra no quarto? Não tem problema! A Phillips criou um despertador com uma grande lâmpada que aumenta gradualmente a quantidade de luz no quarto para simular o nascer do sol. Genial!

6. Coloque o despertador longe.

Muitas vezes, a parte mais difícil do levantar está no conforto da cama quente e macia. Se tiver que se levantar para desligar o despertador, já estará quase lá! Coloque-o do outro lado do quarto e programe-o com um som verdadeiramente intolerável e bem alto. Pode ser o som de uma campainha ou de uma música macabra.

O que quer que seja, precisa ficar irritado o suficiente para que se levante para ir desligá-lo.

7. Não se deixe levar pela “repetidor” do despertador.

Já sabe como é: Continua a dizer “só mais 5 minutos.” Quando der por si a próxima vez já terá passado uma hora e o seu precioso tempo da manhã já era, ficando atrasado para o trabalho. E a pior parte? Essa hora acabou por ser uma tortura, graças ao som bem alto do despertador que, de 5 em 5 minutos, interrompeu o seu sono agradável. Teria sido preferível programá-lo para mais tarde. Acabe de vez com o repetidor.

8. Beba um copo de água.

Se a insuportável vontade de urinar não o faz sair da cama, então você têm outros graves problemas para além do sono. Beba um copo de água antes de ir para a cama e naturalmente terá que se levantar cedo.

Depois de beber aquele copo à noite, encha-o de novo e deixe-o pronto para a manhã seguinte. Um copo de água de manhã vai por o seu metabolismo a funcionar, mesmo antes beber o primeiro café.

9. Seja o seu próprio despertador.

Pode parecer estranho, mas se disser a si mesmo que se vai levantar a uma certa hora, muitas vezes o próprio organismo acorda-o naturalmente.

Experimente! Diga a si mesmo que se quer levantar às 06:30 e programe o despertador para 06:45 (pelo seguro) Vai-se admirar!
Isto tornar-se-á cada vez mais fácil à medida que se vai habituando a ir para a cama e acordar cedo.

À medida que vai conseguindo acordar sem despertador, a transição do sono para a consciência torna-se mais agradável.

Adaptado de 9 ways to wake up earlier  de Mel, selecionado de DivineCaroline

Poderá também ter interesse em: