5 formas de lidar com a mudança da hora

5 formas de lidar com a mudança da hora

Para aqueles que mudaram a hora no fim de semana passado, a questão é a dificuldade de habituação ao escurecer a partir das 18h00.

Enquanto que na Primavera é agradável a mudança para mais luz no final do dia, no Outono a alteração da hora implica alguns ajustamentos.

Demora 3 a 4 dias o ajustamento. Para ajudar o processo, veja estas dicas:

1. O maior desafio está na diminuição do número de horas de luz e no facto do por do sol ser mais cedo. Uma das formas de ultrapassar é procurar o máximo de luz solar possível durante as próximas semanas. Quanto mais cedo de manhã, melhor. A luz matinal melhora o sono, ajudando a regular o nosso relógio natural. O relógio interno avisa-nos das horas de dormir, de acordar e de comer.

2. Embora o aumento de luz de manhã seja o ideal, apanhar mais luz solar a qualquer hora do dia também ajuda . Se costuma estar dentro de um escritório sem janelas, aproveite a hora do almoço ou faça um intervalo durante a tarde.

3. Paralelamente à luz solar, fazer mais exercício físico ao ar livre não só aumenta a energia como melhor o humor. Caminhar nem que sejam 20-30 minutos ajuda.  Mas se não puder fazer exercício durante o dia, faça-o a qualquer hora uma vez que o exercício ajuda a regular quer o humor, quer o sono.

4. Por falar em sono, garanta que volta à hora antiga de ir para a cama e de acordar. Fique a pé até à hora normal de se deitar e acorde à mesma hora de manhã. Ajuda-o a ficar mais alerta e com melhor humor.

5. A nova hora implica o nascer de sol mais cedo, o que pode resultar em acordar mais cedo. Quando dormir, faça com que o quarto esteja o mais escuro possível, por forma a reduzir a quantidade de luz que entra pela janela de manhã cedo.

Adaptado de 5 Ways To Deal With The Time Change de Judi Gerber

Poderá também ter interesse em: