9 Formas saudáveis de satisfazer o desejo de doces

9 Formas saudáveis de satisfazer o desejo de doces

Satisfaça a alma de forma saudável

Se olhou para o titulo deste artigo e pensou “Boa!” é porque, como muita boa gente, é um amante de doces. Não há dúvida que o açúcar alimenta os centros de prazer do nosso organismo e satisfaz a alma. Mas a verdade é que o açúcar está ligado a problemas metabólicos e até mesmo ao cancro. Os Americanos ingerem diariamente mais de355 calorias de alimentos com açúcar, quando o limite estabelecido pela associação americana do coração é de 100 calorias para as mulheres e 150 para os homens.

A maioria de nós sabe disto, mas quando terminamos de jantar e o desejo de açúcar entra em acção, é difícil resistir. É nesta altura que necessitamos de dicas para não caímos no pecado de comer uma sobremesa calórica. Veja estas dicas bem úteis:

1.    Espere 15 minutos após a refeição. A vontade de comer alguma coisa doce é mais forte logo após a refeição. Mas dê um tempo e verá que a vontade passa. Nesses 15 minutos, para se distrair, realize alguma tarefa, ande a pé ou recoste-se a ouvir uma boa música.

2.    Certifique-se de que come proteína suficiente. De acordo com o médico Ayurvédico John Douillard, as ânsias pelo açúcar são a maneira do corpo nos dizer para aumentar a ingestão de proteínas. Mais em Fontes de Proteínas Vegetarianas

3.    Ao cozinhar, use frutas e especiarias, como canela e cardamomo para adoçar os alimentos em vez de açúcar refinado. Saiba mais em:

4.    Chocolate Preto. Contém antioxidantes que diminuem a pressão arterial, melhoram a saúde cardíaca e aumentam a auto estima. Para estimular o seu sabor, adicione algumas nozes. Limite-se, no máximo, a 2 quadrados por dia, pois o chocolate preto também é rico em calorias.

5.    Uvas congeladas Sabem a gelado, fazendo a felicidade de muitos gulosos!

6.    Yogurt magro com fruta fresca aos bocados. Pode utilizar frutas doces como a manga, abacaxi ou morangos para que não haja necessidade de adição de açúcar. Pode também adicionar muesli, nozes esmagadas ou pedaços de bolacha para lhe dar mais sabor e mais benefícios nutricionais.

7.    Ricotta ou queijo cottage , batido e regado com mel Adicione vagens de cardomomo e um pouco de açafrão para criar uma delícia doce que lhe dá mais cálcio e imunidade, mas sem calorias.

8.    Uma bolacha digestiva barrada com doce e ingerida lentamente! Ou, duas tostas com manteiga de amendoim, um  reforço instantâneo de proteína.

9.    Fruta fresca. Nada mais simples e saboroso.

Por favor partilhe as suas ideias de doces que satisfaçam o desejo de uma sobremesa sem a adição do açúcar!

Adaptado de 9 Healthy Ways to Satisfy Your Sweet Tooth de Shubhra Krishan 

Poderá também ter interesse em: