Os 10 piores alimentos para os homens

alimentos homens

Os piores alimentos para homens podem surpreendê-lo. Muitos deles estão na sua dispensa, agora mesmo. Se calhar até comeu alguns hoje. O que vai ler pode chocá-lo, mas não se rale. Por cada um dos alimentos proibidos, temos alguns permitidos. Estes alimentos não devem fazer parte da sua alimentação, pelo que oferecemos alternativas e sugestões mais saudáveis.  Algumas delas até nem são nada más.

1.   Sal de Mesa

Provavelmente cresceu a ouvir que deve comer sal para obter o iodo que necessita. Bem, ninguém que faça uma alimentação ocidental tem falta de sal. Sim, o sal faz falta à saúde. O problema é que o sal de mesa e o que está nos alimentos processados não é exactamente o mesmo que o sal natural que o corpo necessita. De facto o sal de mesa, 98% de cloreto de sódio, é prejudicial. Evite alimentos processados que são ricos em sódio e pobres em potássio.  Se tem mais de 51 anos, é de cor negra, ou tem tensão alta, limite a sua dose de sal a 1,500 mg por dia

Alternativa: Opte por sal marinho puro e não coma alimentos processados. O sal natural não refinado contem 84% cloreto sódio, para além de outros minerais que ajudam a absorção dos nutrientes e ajudam a regular tensão arterial.

2. Margarina

A margarina está cheia de gorduras nada saudáveis chamadas gorduras trans. A margarina resulta do processamento de líquidos vegetais saudáveis que são hidrogenados e transformados em gordura sólida, para além de aditivos.. Esta gordura pode provocar doenças cardíacas, cancro, desequilíbrio hormonal e problemas nos ossos.

Alternativa: Manteiga. Será possivel que a manteiga seja melhor? Sim. Bem mais saudável que a margarina. A manteiga proveniente de vacas alimentadas em pastagens conjuga o  ácido linoleico (CLA) que ajuda a combater cancro e diabetes. A manteiga contem gorduras saturadas e é rica em calorias, portanto não abuse.

3. Tomate em lata

Tomate processado é um dos melhores alimentos que há. Está cheio da antioxidante licopeno que ajuda a combater o cancro. O problema não é o tomate, mas sim a lata. As latas são revestidas com bisfenol-A que passa para o tomate devido à sua acidez. Este químico tóxico está associado a cancro da próstata, disturbios reprodutores, doenças cardíacas e mais ainda. Pelas mesmas razões, devem tambem ser evitados outros alimentos enlatados. Alternativa: Faça molhos com tomate fresco e procure marcas de tomate em frascos de vidro

4. Carnes processadas

Uma sandwiche de carnes frias parace inofensiva mas muitas destas carnes vem de animais a quem foram dadas hormonas de crescimento e antibióticos e que cresceram em ambientes doentios.  As carnes frias contem nitritos de sódio, corantes e quimicos para dar sabor. Os nitritos estão associados a  vários tipos de cancro, especialmente cancro nos intestinos.

Alternativa: Carne biológica ou peixe apanhado no mar, tal como salmão. Os peixes “oleosos”  são ricos em omega 3, que é uma gordura boa para os homens.

5. Óleos cozinhados

Os óleos vegetais tais como os de soja, miho ou canola são bons para o coração apenas quando são crus. Quando aquecidos a altas temperaturas, tornam-se no pior que há para o coração. A alta temperatura danifica o oleo, convertendo o bom cholesterol (HDL) em mau cholesterol (LDL), causando cancro e doenças cardíacas.

Alternativa: Cozinhe com oleo de coco que não sofre danos com o calor. Guarde os óleos vegetais e azeite para as saladas.

6. Pipocas de microndas

As pipocas são um snack saudavel, rico em fibra e de baixa calorias, mas não quando feitas no microondas dentro de um saco. O saco é revestido com ácido perfluorooctanóico que passa para as pipocas. Este químico pode danificar o sistema endócrino e afectar as hormonas sexuais. Pode provocar problemas de saúde como infertilidade, doença da tiróide, cancro nos testiculos e próstata,  LDL elevado e danos no sistema imunitário.  Tudo isto num mero saco.

Alternativa. Faça pipocas sem o saco. Apenas isto

7. Batatas, morangos e maçãs não orgânicas

Muitos frutos e vegetais são tratados com pesticidas, herbicidas e até fungicidas. Todos os anos grupos de trabalho ambientais  testam alimentos para verficar a sua “carga” de pesticidas, ajudando os consumidores a fazer as melhores opções.

De acordo com o “Shoper´s Guide to Pesticides 2013” da Environmental Working Group os produtos mais contaminados e que devem ser consumidos apenas na versão orgânica, são:

  • Maçãs e morangos
  • Tomate cherry
  • Pepinos, pimentos e aipo
  • Uvas, nectarinas e pessegos
  • Batatas e espinafres
  • Morangos
  • Couves e abobrinhas

Os pesticidas podem tornar os produtos não orgânicos nos piores alimentos apra os homens, uma vez que aumentam o risco de cancro na bexiga e próstata.

Alternativa: Opte pela versão orgânica dos alimentos da lista em cima ou ou pelos alimentos listados em baixo, orgânicos ou não. Os produtos com menor carga de resíduos de pesticidas são:

  • Espargos, abacate e repolho
  • Milho doce e beringela
  • Toranja, kiwi, manga, papaia e ananás
  • Cogumelos, cebolas
  • Ervilhas congeladas e batata doce

8. Soja

Soja parece saudável, mas sabia que 90 a 95% da soja cultivada nos EUA é modificada geneticamente por forma a que proteina de soja isolada resista a grandes quantidades de herbicida? A proteina de soja isolada pode ser encontrada em barras de cereais, bebidas de frutas, sopas, molhos, cereais, suplementos e batidos substitutos de refeições.  Esta soja não fermentada pode estar escondida em nomes como “proteina texturizada” ou “aroma natural”. Estes alimentos estão associados a problemas na tiróide, disturbios mentais, cancro e doenças cardíacas.

Alternativa: Opte pela soja fermentada, a única saudável,  que encontra no miso, no molho de soja e na tempeh

9. Adoçantes artificiais

As pessoas usam adoçantes artificiais para perder peso, mas de facto estudos demonstram que obtem o resultado oposto.  Um estudo recente sobre aspartame e sacarina descobruiu que provocam maios ganho de peso do que o açucar.

Alternativa: Experimente comer alimentos menos açucarados. Quando estiver mesmo com desejos de doces, coma uma peça de fruta orgânica ou então opte pelo produto com açúcar verdadeiro em vez de químicos.

10. Chocolate Branco

Chocolate branco não é de facto chocolate, mas sim manteiga de coco, que é uma gordura vegetal a partir do coco com adição de gordura de leite, açúcar e baunilha para saber bem. Não tem nenhum dos benefícios do coco.

Alternativa: opte pelo chocolate preto que é rico em antioxidantes e fitonutrientes bons para a saude do cerebro, o humor, a atenção e os vasos sanguíneos. Quanto mais cacau, mais escuro é o chocolate e maiores os benefícios para a saúde.

Evitando os piores alimentos para homens

Duma maneira geral, procure alimentos orgânicos e integrais. Evite alimentos processados para fugir aos químicos. Seguir as sugestões deste artigo pode ser benéfico para a saude, para baixar o colesterol e reduzir os risco de cancro e doenças cardíacas.  Leia também 10 Super Alimentos para a Saude da Próstata.

Adaptado de 10 Worst Foods for Men de Amy Fox

Poderá também ter interesse em: