Como manter-se saudável a trabalhar em casa

saudavel em casa

Algumas das vantagens de trabalhar em casa estão relacionadas com a saúde. Pessoas que trabalham em casa registam menores níveis de stress, dormem melhor e, duma forma geral, sentem-se mais saudáveis. Além disso, evitarem os vírus da gripe e constipações que são apanhados no escritório é de facto um bónus. No entanto, trabalhar em casa encerra algumas armadilhas pouco saudáveis.

Quem trabalha em casa é tipicamente um trabalhador independente, portanto depende exclusivamente de si a forma como trata o tema da saúde. Veja estas 5 formas de manter-se saudável, quando trabalha em casa:

1. Levante-se e mexa-se.

Ou porque estão mais confortáveis ou mais ocupadas sem as distracções do escritório, em casa as pessoas tem tendência a ficar sentadas durante mais tempo do que no escritório. Estudos recentes mostram que sentar-se durante muito tempo é mau para a saúde. Ligue um alarme para lembrar levantar-se e mexer-se e faça conference calls a caminhar. Tente trabalhar em pé durante algum tempo.

2. Desinfecte o escritório regularmente.

 Só porque trabalha em casa não significa que está imune a doenças. Familiares e amigos que frequentam a sua casa estão expostos a todos os tipos de micróbios de gripes e constipações nos seus escritórios ou escolas. Limpe e desinfecte o escritório regularmente.

3. Deixe entrar o ar fresco.

Uma das coisas boas de trabalhar em casa é poder controlar o ambiente. Aquecimento, ar condicionado e luz são regulados exactamente como quer. Assim, em vez de respirar sempre o mesmo ar, abra as janelas e deixe entrar ar fresco. Respira melhor e fica mais energizado para as suas tarefas.

4. Não faça da cozinha escritório. Claro que a casa de jantar é boa para trabalhar: boa mesa e boa luz, mas a cozinha é um sítio horrível para trabalhar em casa, Porquê? Os seus colegas mais próximos são um frigorífico e uma despensa cheia. Trabalhar em casa pode ser muito deprimente senão tiver cuidado. Agende as pausas para as refeições, mas não trabalhe na cozinha.

5. Dê folga às suas costas. Sem mobiliário de escritório adequado as costas, pulsos e pescoço e outras partes do corpo podem ser afectadas. Arranje uma boa cadeira robusta, um teclado e rato ergonómicos e outros equipamentos que ajudam a manter a postura e a reduzir as tensões.

Trabalhar em casa pode ser saudável de várias formas. Depende exclusivamente de si.

Adaptado de How to Stay Healthy When You Work From Home de FlexJobs

Poderá também ter interesse em: