6 Sinais que anda a sair com um narcisista

6 Sinais que anda a sair com um narcisista

Não ouvir os outros

 

As pessoas saudáveis estão normalmente de bom humor, mesmo quando se deparam com percalços ao longo da vida. Quando você diz alguma coisa, parecem ouvir e levam-na a sério. Conseguem tomar conta deles próprios e, ao mesmo tempo, responder com generosidade e compaixão aos outros.

Narcisismo é um termo clínico para o que geralmente se chama de egoísmo. Narcisistas são pessoas que só pensam no seu caminho, não prestam atenção aos outros, podendo tornar- se difícil conviver com eles, porque se não se faz o que eles querem, tem tendência a ficar zangados.

Esta é a explicação curta para o que se define por narcisismo. Para maior detalhe, veja seis sinais que deve ter em atenção. Se o seu namorado (a) apresenta alguns destes sinais, poderá estar em presença de um(a) narcisista

1. Não dar importância ao que os outros sentem, querem ou pensam.

“O que eu quero, sinto ou penso é tudo o que importa, não levo a sério o que os outros dizem especialmente quando não vão ao encontro dos meus pensamentos ou preferências”.

Os narcisistas acham que ouvir é uma perda de tempo. Deitam fora o que os outros dizem em vez de utilizarem as suas ideias para partilha de informações.

Se você der uma boa ideia, não espere ter algum crédito por parte de um narcisista. Até é provável que use essa mesma ideia, mais tarde, como sendo sua

2. É tudo sobre mim
” Eu sei mais, sou mais esperto e tenho sempre razão. Faço a maior parte da conversa e falo principalmente sobre mim. É por isso que ocupo a maior parte de uma conversa. ”
As pessoas narcisistas por vezes são generosas. A dificuldade vem quando o que elas querem é o contrário do que os outros querem. Então, o que interessam são os seus desejos e suas necessidades, não as suas.

3. As regras são para os outros, não se aplicam a mim.
Posso ter aventuras, posso passar à frente dos outros nas filas, fugir aos impostos e ignorar as regras quando se atravessam à frente do que eu quero.”
Os narcisistas acham- se tão especiais, tão acima dos outros, que as regras não se aplicam a eles.

4. Não me fale das suas preocupações.
“Sou capaz de ficar irritado caso insista em falar das suas preocupações. As suas preocupações parecem uma crítica para comigo por isso vou ter tendência a atacá-lo.” Os narcisistas acham que tudo está relacionado com eles, então, se você tentar falar sobre um sentimento como tristeza ou ansiedade, eles tem tendência a considerar isso como uma crítica a eles próprios.

Mesmo que não vejam os seus sentimentos como críticas, é provável que não respondam com simpatia ou disponibilidade. São mais propensos a reagir com irritação do que com compaixão, pois o foco deveria ser sobre eles, não sobre os outros.

5. Quando têm problemas, a culpa é sempre dos outros.
“Não sei pedir desculpa ou admitir que tenho culpa. Estou acima dos outros e acima de qualquer suspeita”. Falta de capacidade em assumir a responsabilidade pelos erros anda de mãos dadas com a rapidez para culpar os outros. Têm pouca capacidade de mudança: não conseguem tornar maus hábitos melhores pois dificilmente aprendem com os erros.

6. Se estou zangado a culpa é tua.

“Tu deixaste-me assim. Só estou com raiva porque tu…! ” Novamente, culpar os outros é um meio narcisista de sustentar a auto-estima. Cuidado! Eles respondem com fúria. Podem ficar raivosos consigo (se estão zangados, a culpa é sua) e podem até “explodir” no caso de você ousar mostrar alguma irritação a um narcisista.

Quais as opções quando existem sinais de narcisismo?

Saber é poder.
Preste atenção, se você vê sinais de narcisismo em si mesmo. O narcisismo são padrões de hábitos que podem ser mudados. Ter consciência das suas próprias tendências narcisistas pode capacitá-lo a perceber e corrigir erros.

Se alguém com quem interage regularmente tem padrões narcisistas, não entre em pânico. Pode obter mudanças satisfatórias mudando apenas a forma como reage. Por exemplo, se tem um amigo narcisista, que têm tendência a ficar raivoso, dê lhe espaço. Saia delicadamente da situação por alguns minutos para deixá-lo arrefecer. Basta dizer, ” Preciso ir beber um copo de água… venho já.”

Lembre-se também, que quando as pessoas proferem palavras com raiva, geralmente não representam o que elas sentem na realidade. Na verdade, verifique se as críticas que recebe descrevem bem a pessoa de cuja boca vieram. Pode-se tratar do que os psicólogos chamam de projecções.

Têm problemas em fazer-se ouvir? Repita ou pergunte: “Então o que te faz sentido do que eu disse?”

Torne-se um mestre na resolução de problemas. Se assumir um papel de liderança garantindo que as preocupações de ambos são importantes, será mais provável mantê-lo calmo.

Por último, especialmente em conversas importantes, fique calmo. Todos ouvem melhor quando estão de bom humor. A escalada de raiva aumenta as chances de que ambos caiam na armadilha narcisista de não se ouvirem um ao outro.

Conclusão? Se consegue identificar, amplia as probabilidades de descobrir como lidar eficazmente com o narcisismo.

Isso é importante porque muitas das pessoas mais amáveis e admiráveis neste mundo tendem a ter hábitos narcisistas. Não há necessidade de desistir deles. Apenas ganhe consciência.

Susan Heitler, PhD graduada em Harvard, é uma psicóloga clínica especializada no tratamento de dificuldades de relacionamento, raiva e narcisismo. O site power of  two marriage (http://poweroftwomarriage.com/) oferece exercícios interactivos em casa para superar dificuldades de relacionamento.

Adaptado de 6 Signs You’re Dating A Narcissist de Dra. Susan Heitler

 Poderá também ter interesse em: