Coma vegetais brancos este inverno

 Vegetais de cor branca

Muitas vezes ouvimos dizer que os vegetais coloridos tem muitas vitaminas e nutrientes. No entanto, enquanto que os vegetais vistosos chamam mais à atenção, os que tem uma cor mais palida de inverno tem um enorme valor nutricional.

Os vegetais de cor branca não só estão cheios de nutrientes, como contem também componentes que ajudam a combater o cancro, previnem doenças e fazem baixar os niveis de colesterol. Portanto deixe por uns tempos os produtos multicores e descubra os vegetais brancos de inverno. 

·      Batatas. As batatas não tem praticamente gordura e tem imensa vitamina C. Tem má fama por causa dos molhos que as acompanham ou de quando as fritamos. As batatas são também uma boa fonte de potássio, que ajuda a regular a tensão arterial. Apenas tenha atenção aos molhos.

·      Couve flor. Varios estudos relacionam a couve flor com a prevenção do cancro, em especial da bexiga, do peito, na próstata e nos ovários. A couve flor é também um anti inflamatório natural e ajuda a tratar doenças como a artrite.  Ultimamente, a couve flor tem sido usada como substituto dos hidratos de carbono “pesados” como as massas ou o arroz. 

·      Nabo. Apesar das folhas verdes do nabo conterem mais nutrientes do que a parte branca, ambos podem e devem ser consumidos. O nabo é bom para a saúde do coração e da digestão, contem muitas vitaminas e é responsável por cerca de 20% da dose diária recomendada de fibra.

·      Cebolas. Fazem chorar quando as cortamos, mas não há nenhuma razão para tristezas. As cebolas estão carregadas de nutrientes que ajudam a digestão. As cebolas podem fornecer 20% da dose diária recomendada de vitamina C. Mais em 8 benefícios fantásticos das cebolas.

·      Alho. O alho não serve apenas para afugentar vampiros. Serve também para reduzir o risco de cancro na próstata e no estômago. O seu sabor intenso permite-lhe ser usado numa enorme variedade de pratos. Mais em 10 Boas razões para gostar de alho

Adaptado de Give ‘Winter’ White Vegetables a Chance this Season de Brandi, selected from Diets in Review

Poderá também ter interesse em: