6 Super alimentos para a saúde dos dentes e das gengivas

6 Super alimentos para a saúde dos dentes e das gengivas

Alimentos para melhorar a saúde oral

Toda a gente sabe que a saúde oral é importante e que os cuidados a ter ultrapassam em muito escovar os dentes e remover os alimentos. Há muitas formas de manter o sorriso bonito e brilhante, mas não negligencie o poder purificador de alguns alimentos comuns. Os 6 alimentos que se seguem tem superpoderes para combater os crimes orais, garantindo as gengivas saudáveis e os dentes bonitos.

  1. Chá Verde.  O chá verde contem componentes complexos chamados catequinas que combatem inflamações e controlam as infecções de bactérias.  Um estudo japonês revelou que homens que tomam chá verde regularmente tem menor ocorrência de doenças periodontais, comparando com os que tomam esporadicamente. Outro estudo correlacionou pessoas que tomavam chá verde uma ou mais vezes por dia, com menor perda de dentição mais tarde. As catequinas antimicrobrianas e o consumo de chá verde contam de facto para a saúde oral. Mais benefícios do chá verde
  2. Morangos, Kiwis e (não tão importante) Citrinos . A vitamina C é muito importante para a saúde dos tecidos delicados das gengivas, uma vez que impede que o colagénio colapse.  Sem o colagénio, as gengivas ficam demasiado moles e portanto sensíveis a doenças periodontais.  Kiwis e morangos tem altas concentrações de vitamima C, tal como os citrinos. Estes frutos tem mais outra vantagem devida à sua adstringência, que ajuda a reverter a descoloração causada pelo café e vinho.
  3. Nozes e sementes. Nozes e sementes são ricas em proteínas vegetais e estão cheias de micronutrientes fantásticos para os dentes  tais como o fósforo, magnésio, potássio, zinco e mais importante, o cálcio.  O cálcio é, como sabemos, essencial para ossos e dentes fortes. Nozes, amêndoas e nozes do brasil são muito ricas em cálcio. As sementes de sésamo são excepcionalmente ricas em cálcio, desde que opte pela versão não refinada.
  4. Cebolas. Especialmente quando ingeridas cruas, as cebolas combatem as bactérias graças aos componentes antimicrobrianos com enxofre. Um estudo recente na Coreia confirmou que as cebolas cruas são capazes de erradicar completamente 4 tipos de bactérias causadoras de cavidades e doenças periodontais. Fatias de cebola crua podem ser consumidas em sanduíches ou em saladas. Se não conseguir comer crua, coma cozinhadas. É melhor do que nada.
  5. Cogumelos Shiitake. Estes cogumelos contem lentinan, um açúcar natural que previne gengivite. Gengivite é uma inflamação das gengivas caracterizada por vermelhidão, inchaço e até hemorragia, causada por um acumular de bacterias biofilme. Estudos recentes mostram que os componentes anti bacterianos como a lentinan atacam especificamente estes micróbrios produtores de biofilmes. É tão precisa que deixa incólumes as bactérias não prejudiciais.
  6. Maçãs, Aipo e alimentos com Fibra pouco ácidos. Muitas vezes referidos como “detergentes dentais” estes frutos e vegetais ricos em água estimulam a produção de saliva, mantendo as bactérias orais em controlo. Estes alimentos com fibra tem também o efeito de escovar a superfície dos dentes à medida que vamos comendo. Mastigar estes alimentos perturba a formação e expulsa a placa dentaria acabada de formar, prevenindo a sua formação.

Adaptado de 6 Superpower Foods For Healthy Teeth & Gums de Sayward Rebhal

Poderá também ter interesse em: