6 Dicas para dormir perdendo peso

6 Dicas para dormir perdendo peso

Perder peso a dormir

Se está a tentar cumprir um plano de alimentação saudável e exercício físico para perder peso, adicione o sono como complemento. Pesquisas mostram que se pode traçar um plano de sono para ajudar a emagrecer. Esta é uma boa estratégia até para quem é sedentário e detesta fazer exercício.

Investigadores descobriram que pessoas privadas de sono enfrentam seis barreiras para a perda de peso.

  1. São mais propensas a ansiedade por doces
  2. Têm menos hipóteses de sentir-se satisfeitas mesmo depois de comer grandes quantidades.
  3. Adquirem maior compulsão pela comida
  4. Tem menos vontade de fazer exercício do que alguém que dorme mais.
  5. Têm tendência para perder a massa muscular magra
  6. Tem  pouca capacidade de queimar hidratos de carbono.

Estas são seis grandes barreiras à perda de peso. Garantir as horas de sono recomendadas, é uma forma simples de ajudar a equilibrar o peso e melhorar a saúde.

Outra pesquisa concluiu que o cansaço resultante da privação do sono, na verdade, reduz a velocidade metabólica. Ainda outra pesquisa da Universidade de Chicago descobriu que as mulheres que dormiam bem tinham taxas metabólicas mais rápidas e comiam 15 por cento menos do que aquelas que não dormiam o suficiente.

De acordo com especialistas em sono, precisamos de, pelo menos, sete a oito horas de sono por noite e há quem precise de mais. Descobriram ainda que o nosso corpo controla o débito de sono. Se não dormir o suficiente regularmente o corpo vai ficando em dívida. Precisamos de recuperar rapidamente as horas perdidas ou a dívida vai aumentado.

Se tem grande dificuldade em adormecer, aqui ficam algumas dicas simples para o conseguir mais facilmente :

  1. Evite comer pelo menos três horas antes de dormir pois, a indigestão, flatulência ou azia podem interferir com a sua capacidade para adormecer. Acabe definitivamente com a cafeína à noite.
  2. Implemente um ritual de relaxamento à noite: baixe as luzes, pare de trabalhar, tome um banho, ou faça algo relaxante antes de se deitar.
  3. Desligue aparelhos electrónicos ou quaisquer aparelhos que emitam luz azul, como televisores, smartphones ou computadores, já que a luz azul pode interferir com os ciclos do sono. Se precisa de uma luz de presença, escolha uma lâmpada vermelha, uma vez que a luz vermelha não parece interferir com a capacidade do corpo em mergulhar num sono profundo..
  4. Pare de trabalhar, pelo menos, algumas horas antes de dormir. Evite outras atividades mentalmente estimulantes muito perto da hora de se deitar.
  5. Vá para a cama sempre à mesma hora. O seu corpo vai começar a ajustar-se a esses padrões, ajudando a que sinta sonolência quando se aproxima a hora de dormir.
  6. Alan R. Hirsch, descobriu que cheirar lavanda pura acalma todo o sistema nervoso, em apenas um minuto, ajudando as pessoas a sentir-se mais relaxadas e sonolentas. Cheire um pouco de óleo essencial de lavanda, ou borrife a sua fronha com água de lavanda (água apenas, uma vez que o óleo pode manchar). Certifique-se  de que o óleo de lavanda é orgânico, e não óleo da fragrância, uma vez que esta não traz benefícios para a saúde e pode conter substâncias tóxicas.

Adaptado de 6 Ways to Sleep Your Way to Weight Loss de Michelle Schoffro Cook 

Poderá tambem ter interesse em: