9 Beneficios surpreendentes das couves para a saúde

9 Beneficios surpreendentes das couves para a saúde

Se quer ter uma pele bonita e luminosa e um sistema imunológico suficientemente forte para combater praticamente tudo, não se esqueça deste vegetal altamente nutritivo.

A couve é poderosa. Os antigos curandeiros diziam que tinha o poder da lua, porque crescia ao luar. Atualmente, a ciência da nutrição acredita que este poder vem de seu alto teor de enxofre e vitamina C. Seja como for – é melhor acrescentar este poderoso alimento à sua dieta semanal.

9 Saudáveis benefícios ​​da couve:

1.  Ideal para perda de peso! Uma chávena de couve cozida tem apenas 33 calorias, é pobre em gordura e rica em fibras. É definitivamente um carboidrato  inteligente.

2.  É um alimento para o cérebro! Está cheio de vitamina K e antocianinas que ajudam a função mental e a concentração. Estes nutrientes também previnem danos nos nervos, melhorando a sua defesa contra a doença de Alzheimer e demência. A couve roxa tem a maior quantidade destes poderosos nutrientes.

9 Beneficios surpreendentes das couves para a saúde

A couve é especialmente boa para a peleAlto teor de enxofre, o mineral da beleza.

3.  Alto teor de enxofre, o mineral da beleza. A couve ajuda a secar a pele oleosa e o acne. Internamente o enxofre é essencial à queratina, uma substância proteica necessária à saúde do cabelo, unhas e pele.  Mais sobre beleza

4.  Ajuda a desintoxicar o organismo! O alto teor de vitamina C e enxofre presentes na couve, eliminam toxinas (radicais livres e ácido úrico), que são as principais causas de artrite, doenças de pele, reumatismo e gota. Mais sobre detox

5.  Rica em componentes para prevenção do cancro Lupeol, sinigrina e sulforafane estimulam a actividade enzimática e inibem o crescimento de tumores cancerigenos. Um estudo com mulheres mostrou uma redução do cancro da mama quando os vegetais crucíferos, como a couve, passaram a fazer parte da sua alimentação. Mais alimentos para prevenir o cancro

6.  Ajuda a prevenir a tensão alta. O alto teor de potássio ajuda a alargar os vasos sanguíneos, facilitando o fluxo de sangue. Mais sobre hipertensão

7.  Couve para as dores de cabeça! Uma compressa quente feita com folhas de couve pode ajudar a aliviar a dor de cabeça. Esmague folhas de couve, envolva num pano e aplique na testa. Além disso, para dores de cabeça crónicas, beba entre 25 e 50 ml de sumo de couve crua por dia. Mais sobre enxaqueca

8.  Ressacas. Já na antiga Roma se usava a couve para curar uma ressaca de álcool.

9.  Anti-inflamatório e regulador de açúcar no sangue. Diz-se que os pigmentos vermelhos naturais da couve roxa reduzem os níveis de açúcar no sangue e aumentam a produção de insulina. Claro que não tem açúcar refinado e muito poucos açúcares simples (glicose e frutose). Tal como a beterraba, estes pigmentos vermelhos da couve roxa têm potentes propriedades anti-inflamatórias.

Curiosidades sobre a couve

  • A couve é considerada o alimento nacional da Rússia. Os russos comem cerca de sete vezes mais couve do que a média dos norte-americanos.
  • Pergaminhos chineses com mais de 3 mil anos dizem que a couve branca é muito eficaz na cura da calvície masculina.
  • “Faz com que se sinta leve como se não tivesse comido, podendo assim beber o quanto quiser.” Disse Cato, um romano que viveu até aos 80 anos e que comia couve antes e após as refeições.
  • Babe Ruth, conhecido jogador de baseball, costumava usar uma folha de couve sob o chapéu durante os jogos e substituía-a por uma nova a meio de cada jogo.

9 Beneficios surpreendentes das couves para a saúde

História da couve

  • A couve é um dos mais antigos legumes que se conhecem.
  • A couve remonta a 4 mil anos  AC na província de Shensi na China.
  • Por volta de 600 AC os celtas trouxeram a couve da Ásia para a Europa.
  • Em 1536 um navegador francês Jacques Cartier levou a couve para as Américas.
  • Na famosa primeira viagem do Capitão Cook, (século 17), muitos dos membros da tripulação foram salvos de gangrena, quando o médico do navio fez cataplasmas de couve para aplicar nas suas feridas.

Cuidados a ter com a couve:
Quem tem problemas de tiróide deve evitar comer grandes quantidades de couve, pois interfere com a absorção de iodo, necessário para a glândula da tiróide. Isto aplica-se a todos os vegetais crucíferos.

9 Beneficios surpreendentes das couves para a saúde

Há uma couve para cada refeição

Tipos de couve:
Há vários tipos de couve com diferentes sabores e utilidades: couve verde, couves chinesas, couve roxa, couve lombarda e couve de Bruxelas.

Características nutricionais da couve:
A couve está repleta de vitaminas, minerais e fibras. Inclui ainda fitonutrientes conhecidos para prevenir o cancro.

Adaptado de 9 Surprising Health Benefits os Cabbage de Diana Herrington

Poderá também ter interesse em: