6 Super alimentos de Primavera desintoxicantes

6 Super alimentos de Primavera desintoxicantes

Alimentos que desintoxicam

Nos climas europeus há sempre menor oferta de produtos frescos durante o Inverno. Em Dezembro os frescos já não tem grande aspecto. Em Fevereiro as frutas tem menos sabor e menos nutrientes.

Na Primavera regressam os produtos frescos e pouco depois conseguem-se alimentos fantásticos na horta e nos mercados regionais.

No que respeita a limpar o organismo de toxinas, os alimentos são o melhor remédio. Muitos dos alimentos mais gostosos são também purificadores para o fígado, rins, pele e intestinos. Adicione estes deliciosos e nutritivos alimentos à sua dieta para se livrar dos efeitos nocivos das más opções alimentares, da poluição, dos aditivos, do fumo de cigarros e de outras toxinas. Veja alguns dos alimentos desintoxicantes de Primavera

  1. Alcachofras – As alcachofras são um vegetal muitas vezes subestimado. São ricas em vitamina C e fibra e ajudam a aumentar a produção de bílis no organismo, o que favorece a eliminação de toxinas pelos intestinos. As alcachofras contem também uma substância que ajuda o fígado a combater os ácidos gordos. São boas notícias porque a dieta e estilo de vida típicos criam tremendos constrangimentos na capacidade do fígado para filtrar toxinas
  2. Espargos – É difícil bater os espargos quando temperados com azeite, sal marinho e ligeiramente grelhados no barbecue. Esta planta perene é uma excelente fonte de vitamina K e folato, este último particularmente necessário para grávidas. Os espargos contem também vitaminas A,C,B1, B2, B6, niacina, manganésio, potássio, magnésio e selenium.
  3. Alho – Não se preocupe com o hálito e desfrute as potentes propriedades curativas do alho fresco. Normalmente o alho é plantado no Outono e é colhido na Primavera. O alho tem parentesco com a cebola e partilha muitos dos seus benefícios para a saúde. Destrói bactérias nocivas, parasitas intestinais e baixa a tesnão arterial. O alho tem reconhecidamente propriedades anti cancerígenas e anti oxidantes e ajuda também a limpar as vias respiratórias, expelindo as mucoses dos pulmões e bronquios. Saiba que o alho em pó que se vende nas lojas não tem nenhum destes benefícios. Comece a dar atenção ao alho nos seus cozinhados.
  4. Cebolas – As cebolas são tão versáteis como saudáveis. Tem poderosas propriedades anti oxidantes e anti cancerígenas. As cebolas tambem tornam o sangue menos espesso e baixam o colesterol LDL sem baixarem o HDL. Ricas em biotina e fitonutrientes como os polifenóis, as cebolas ajudam a desintoxicar o aparelho respiratório, a combater a asma, bronquite, febre alta e diabetes. Tal como o alho, a cebola ajuda a limpar o organismo de virus e os intestinos de bacterias nocivas.
  5. Morangos – O final da Primavera é a altura dos morangos ricos em enzimas e nutrientes. 8 morangos tem mais vitamina C do que uma laranja. Tal como os restantes frutos silvestres, os morangos estão entre os alimentos com maior capacidade anti oxidante. Frescos ou congelados, os morangos são uma deliciosa opção e protegem de doenças cardíacas, artrite, perda de memória, cancro e muitas outras doenças. Detox nunca soube tão bem.
  6. Agriões – Não sendo o legume de folha verde mais comum em saladas, o agrião é o mais saudável, aumentado as enzimas desintoxicantes do corpo e inibindo carcinógenos. Num estudo, fumadores a quem foram dadas 170 gramas de agriões por dia, eliminaram acima da média as quantidades de carcinógenos na urina e reduziram a sua quantidade no organismo. Os agriões tem um sabor leve e picante que melhora as saladas, sopas e sandwiches.

Adaptado de 6 Super Spring Detox Foods de Michelle Schoffro Cook

Poderá tambem ter interesse em: