4 Benefícios da camomila para a saúde

4 Benefícios da camomila para a saúde

A Camomila é não só uma das mais antigas e populares ervas medicinais, como também uma das mais estudadas pela medicina moderna. Mais de um milhão de chávenas de chá de camomila são consumidas diariamente no mundo, por boas razões.

Há dois tipos de camomila usados para fins medicinais: Camomila alemã e camomila romana. Usada como chá, o risco de efeitos secundários da camomila é muito baixo, no entanto há pessoas alérgicas ao seu pólen. Pessoas com alergias a plantas devem ter cuidado

1. Adormece mais rápido

Não só o chá, como também o óleo essencial de camomila são muito usados para induzir o sono. Ao nível químico, os extractos de camomila tem propriedades sedativas. Siga este conselho de avó e tome uma chávena de chá de camomila antes de deitar.

2. Acalma os sintomas das constipações comuns

Não se pode dizer que a camomila cura a constipação, mas de facto reduz o sofrimento dos sintomas. Estudos revelam que inalar vapor com camomila reduz o desconforto causado pelas infecções respiratórias. A camomila tem componentes anti inflamatórios que explicam estes benefícios.

3. Reduz o stress

A camomila contem apigenina, um componente com efeitos anti ansiedade. Um estudo revelou que pacientes que sofriam de ansiedade generalizada registaram benefícios moderados quando tomavam cápsulas com extracto de camomila, em comparação com os que tomavam placebo.

4. Reforça o Sistema imunitário

Um estudo publicado no “Journal of Agricultural and Food Chemistry” revela que tomar chá de camomila reforça as propriedades anti bacterianos do organismo. Os investigadores pensam que este facto pode explicar porque o consumo regular do chá de camomila combate constipações.
Adaptado de 4 Health Benefits of Chamomile de Kara, seleccionado de TreeHugger

Poderá também ter interesse em: