14 Vegetais de Primavera: benefícios para a saúde

14 Vegetais de Primavera: benefícios para a saúde

A Primavera está aí. Uma das estações mais bonitas, não apenas pelo tempo, mas também pela abundancia de deliciosos vegetais da época

Os alimentos desta estação do ano devem implicar alteração da estratégia alimentar da época. É divertido usar os vegetais da época, adquiridos nos mercados locais, mas se não sabe como, pode tornar-se num desafio. Por isso, cada vegetal de Primavera da nossa lista, contem sugestão para utilização:

14 Vegetais de Primavera

1. Alcachofra

Benefícios: As alcachofras são ricas em potássio, o que faz bem ao coração. Os anti oxidantes deste vegetal ajudam a fortalecer o sistema imunitário. Como comer: Faça um patê de alcachofra e azeitonas.

2. Espargos

Benefícios: Os espargos frescos são ricos em inulina, um prebiótico benéfico para o tracto digestivo. Tente arranjar espargos colhidos há pouco tempo. Perdem as suas propriedades mais rapidamente que os restantes vegetais de primavera. Como comer: temperados com azeite e sal marinho.

3. Bróculos

Benefícios: Já todos sabemos que os bróculos fazem bem. Mas até que ponto exactamente? Os benefícios dos bróculos para a saúde incluem baixar o colesterol e aumentar as reservas de vitamina D. Contem também kaempferol com propriedades anti inflamatórias. Como comer: Faça uma sopa com bróculos e cebola, ou coza no vapor para acompanhar as refeições.

4. Couve

Benefícios: As couves com alto valor nutricional são ricas em proteínas, cálcio e vitamina K. Como comer: Para além de sopas ou guisados, pode adicionar couve crua às suas saladas

5. Endívias

Benefícios: Esta verdura de primavera contem uma saudável dose de kaempferol, para além de anti inflamatórios que podem ser especialmente benéficos para pessoas com alergias. Como comer: Temperadas com azeite e vinagre balsâmico as endívias são uma excelente entrada ou snack.

6. Repolho

Benefícios: Ultimamente, o repolho tem sido sujeito a várias críticas, mas não desista deste super alimento rico em nutrientes. Apesar de em excesso poder provocar danos na tiróide ou nos rins, duas doses por semana só fazem bem. Moderação é o segredo em tudo. Como comer: Em sopas, guisados ou salteado para acompanhar refeições.

14 Vegetais de Primavera: benefícios para a saúde

7. Alface

Benefícios: As saladas de folhas verdes ajudam a perder peso, a proteger o coração e até contribuir para a ingestão de proteínas. Como comer: Não se canse de fazer saladas com alfaces. Misture tomate, cebolas, pepino, o que quiser.!

8. Aipo

Benefícios: O aipo partilha muitos dos benefícios para a saúde com outros vegetais de folha verde como as couves e repolho. O aipo é rico em nutrientes que ajudam a proteger-nos do cancro e tem propriedades anti inflamatórias. Como comer: Na sopa ou como entrada temperado com azeite e sal marinho.

9. Couve roxa.

Benefícios: Este vegetal rico em anti oxidantes protege-nos do cancro e é bom para a saúde do coração. Como comer: Experimente couve roxa salteada com couves de bruxelas e molho agri doce.

10. Azeda (Sorrel)

Benefícios: A azeda picante ajuda a baixar a tensão arterial. Como comer: Use a azeda e limão nas suas receitas de pesto.

11. Espinafres

Benefícios: Os espinafres contem nutrientes que beneficiam o tracto digestivo e protegem o organismo de certos tipos de cancro, como o cancro na próstata. O espinafre, apesar de rico em cálcio, contem bloqueadores de cálcio, por isso não conte com este vegetal para atingir as suas necessidades de cálcio. Como comer: Salteados com alho e azeite.

12. Acelga

Benefícios: Tal como o espinafre, a acelga contem bloqueadores de cálcio, portanto não é boa para quem pretende subir os seus níveis. Pode contar com a acelga para uma boa dose de anti oxidantes, anti inflamatórios e desintoxicantes. Como comer: Adicione acelga ao seu smoothie matinal.

13. Cebolas

Benefícios: A cebola pode parecer um vegetal de primavera “fora do baralho”, mas é de facto altamente nutriente. Tem componentes que protegem dos cancros da laringe, colorectal, oral e dos ovários. Como comer: Provavelmente não precisa de receitas para comer cebola, apenas de imaginação.

14. Agriões

Benefícios: Os agriões ajudam a manter a vista saudável e são bons para a saúde do fígado e rins. Como comer: Em sopas ou em saladas deliciosas

Adaptado de 14 Spring Veggies: Health Benefits & Tasty Recipes de Becky Striepe

 

Poderá também ter interesse em: