5 Alimentos para uma pele bonita

5 Alimentos para uma pele bonita

A alimentação é a parte mais importante de uma boa rotina de cuidados da pele. Como diz o velho ditado, a verdadeira beleza vem de dentro. Não importa quanto dinheiro ou esforço se investe em produtos faciais caros, a pele quase sempre reflete o que se ingere. Algumas pessoas de sorte podem comer qualquer coisa e nunca terem uma borbulha, mas isso é raro

É tão importante aquilo que não se come como aquilo que se faz. Uma alimentação rica em hidratos de carbono de alto valor glicémico, tal como grãos refinados e açúcar, tem demonstrado desencadear erupções na pele. Ao aumentar rápido demais a quantidade de açúcar no sangue, o pâncreas produz insulina extra para baixar esses níveis, o que também desencadeia a produção das glândulas sebáceas. Estas produzem sebo, um bom óleo que elimina as células mortas da pele e a mantem lubrificada através dos poros, mas na maioria das vezes resulta em pontos negros, borbulhas e cravos. O leite também desencadeia a produção de sebo, enquanto alguns óleos vegetais (de cártamo, gergelim, milho, girassol) promovem as inflamações.

A boa notícia é que pode comer e beber para manter a pele bonita. Tanto quanto possível, inclua os seguintes alimentos na sua alimentação e minimize o consumo dos alimentos acima mencionados.

  1. Cenouras

Lembra-se dos seus pais lhe dizerem que comer cenouras faz os olhos bonitos? Eles estavam a referir-se à vitamina A, um poderoso antioxidante que existe nas cenouras sob a forma de beta-caroteno. Ajuda a manter a boa visão e dentes e ossos saudáveis, enquanto assegura o desenvolvimento normal das células da pele e da sua tonalidade.

  1. Bagas (frutos vermelhos)

O objetivo é conseguir muita vitamina C, outro grande antioxidante que tornará a pele lisa e firme, aumentando a produção de colagénio. A vitamina C sustenta o sistema imunológico, ajuda a pele a cicatrizar correctamente, conferindo-lhe luminosidade. Mirtilos, morangos, amoras e groselhas são particularmente ricos em vitamina C e convenientemente mais baixos em açúcar do que muitas outras frutas.

  1. Castanhas do Brasil

Apenas um pequeno punhado de castanha do Brasil pode fornecer a sua dose diária de selénio, outro antioxidante que, em conjunto com as vitaminas A e C, reforça o sistema imunológico. Uma alimentação rica em selénio pode proteger contra o melanoma, os danos do sol e manchas da idade. Outras boas fontes são as sementes (girassol, chia, abóbora), o gérmen de trigo e a carne. Muitos frutos secos também contêm vitamina E, o que ajuda amantera humidade

  1. Salsa

Um raminho de salsa é surpreendentemente rico em vitamina K que ajuda a pele a regenerar-se e promove a sua elasticidade e boa tonalidade. Também cheia de vitamina A e C, a salsa ajuda a limpar o aparelho urinário e os rins, clareando manchas e reduzindo a vermelhidão. Os voláteis óleos da salsa têm propriedades antibacterianas e antifúngicas que desinfetam os poros e previnem a acne.

  1. Cereais Integrais

Repletos de fibras, os cereais integrais são bons para reduzir a inflamação causada pelos seus homólogos excessivamente refinados. Eles estabilizam os níveis de açúcar no sangue e reduzem os picos de insulina. Os cereais integrais contêm zinco que repara os danos da pele, mantem a suavidade e flexibilidade, e regula a produção de sebo. A vitamina biotina (B7 e B8) encontrada nos cereais integrais, ajuda as células da pele a processar as gorduras, sem as quais fica seca eescamosa.
Lembre-se de beber muita água para manter a pele hidratada. Chás verdes e de ervas também são benéficos, mas mantenha-se longe dos sumos açucarados e refrigerantes.
Adaptado de 5 Foods That Will Make Your Skin Beautiful de Megan, selected from Treehugger

 

Poderá também ter interesse em: