7 Estratégias simples para perder peso

7 Estratégias simples para perder peso

Perca peso e mantenha-o controlado

Não se deixe enganar pelas promessas vazias das dietas da moda que aliciam com perda de peso rápida com mínimo esforço. A forma garantida de perder peso e mantê-lo é adoptar um estilo de vida saudável a médio prazo. No livro The South Beach Diet Wake-Up Call o dr. Arthur Agatston explica que um estilo de vida que promova hábitos saudáveis, incluindo a casa organizada, planeamento de refeições, compras adequadas e dormir mais e melhor ajudam-no a ficar focado nos objectivos de perda de peso e motivado para os alcançar. Seguindo estes princípios básicos, não só vê-se livre dos kilos a mais, como também fica mais saudável e mais feliz.

1. Organize a casa.

Quer esteja a cozinhar uma refeição saudável, a exercitar-se na sala ou a fazer limpeza, o que acontece em casa afecta o seu empenho na perda de peso. Uma casa desorganizada pode interferir com os objectivos de saúde e boa forma. Faça um inventário da balbúrdia da sua casa indo a cada divisão e decidindo o que precisa ser feito. Arranje maneira de manter tudo organizado permanentemente.

2. Compre saudável.

Apesar de alguns alimentos saudáveis serem caros, a realidade é que quando deixa de comprar comida de plástico e substitui-a por alimentos de elevado valor nutricional, o dinheiro rende mais (sem falar nas poupanças no médico). Reduza custos, criando um plano semanal para pequenos almoços, almoços, jantares e lanches e prepare uma lista de compras dos respectivos ingredientes. Seja fiel à lista, mas seja flexível o suficiente para excepções para produtos sazonais e eventuais promoções de alimentos saudáveis.

3. Prepare as refeições com antecedência.

Se a sua agenda impede-o(a) de preparar refeições em casa, saber que já tem algo pronto no frigorífico para reaquecer ajuda a mantê-lo(a) afastado(a) das refeições rápidas da rua ou de outras más escolhas. Para não stressar na cozinha, prepare várias refeições de avanço para a semana seguinte. Sopas, guisados e estufados com  proteínas e muitos vegetais, bem como receitas com arroz e massa integrais são apenas exemplos de pratos que podem ser preparados em avanço para serem refrigerados ou congelados.

4. Torne a hora da refeição importante.

Provavelmente vai ficar surpreendido(a) ao saber que levar tempo a saborear as refeições ajuda a perder peso. Quando se senta a desfrutar o que está a comer, pensando em cada dentada, sente-se mais satisfeito(a) e come menos. A hora da refeição serve também para um intervalo da sua agenda e ajuda a saber o que se passa com a família e amigos. Há estudos que sugerem que tomar as refeições à mesa é bom não só para a saúde física, como também para a mental, quer para adultos quer para crianças.

5. Faça Lanches saudáveis, onde quer que esteja.

Snacks regulares a meio da manhã ou da tarde podem ser um problema especialmente se está em viagem. Mas com planeamento e preparação, consegue juntar uma variedade de snacks que ajudam a enganar a fome e prevenir desejos. Invista numa lancheira leve e reutilizável onde possa arrumar sacos com fecho para alimentos saudáveis como pedaços de mozzarela, palitos de vegetais, bolachas integrais, ovos cozidos ou fruta.

6. Faça do exercício uma prioridade.

O exercício regulado ajuda a manter o metabolismo acelerado e a perder peso. Para além disso, o exercício pode também prevenir o começo de doenças de coração e diabetes, ao reduzir os níveis de gordura visceral, colesterol e triglicéridos. O Dr. Agatston recomenda pelo menos 20 minutos de cardio ou musculação na maior parte dos dias da semana. Deve também procurar aumentar todos os das. Os pequenos movimentos a mais ajudam os resultados da perda de peso.

7. Durma mais e melhor.

Não consegue ser verdadeiramente saudável se não dormir o suficiente e em qualidade. Estudos recentes revelam que as pessoas que dormem menos, pesam mais. Para além disso, dormir de menos aumenta o risco de diabetes, doenças de coração e de outras doenças. Se não consegue dormir as 8 a 9 horas recomendadas, faça um diário dos seus hábitos de sono. Registe a hora a que vai para a cama e a hora a que acorda todos os dias, bem como que alimentos, bebidas e medicamentos consome. Registar os padrões de sono ajuda a identificar áreas da sua vida que podem estar a impedir uma boa noite de descanso.

Adaptado de 7 Simple Strategies for Weight-Loss Success de The South Beach Diet

Poderá também ter interesse em: