10 Alimentos que não deve guardar no frigorífico

Um dos alimentos mais discutidos na questão “armazenamento” é a manteiga. Devemos mantê-la dentro ou fora do frigorífico?

Tal como acontece com muitos debates culinários, não há uma resposta definitiva para esta questão. De acordo com o Departamento de Agricultura dos EUA, você deve armazenar a manteiga na sua embalagem no frigorífico e passá-la para fora apenas 10 a 15 minutos antes de usá-la.

No entanto, alguns cozinheiros usam manteiga depois de deixá-la fora do frigorífico durante uma semana. Os defensores desta opção dizem que, como a manteiga é feita de leite pasteurizado, as chances de contaminação são baixas.

Há sempre um risco, porém. Manteiga com sal, por causa de seu teor de sal e de dispersão de água, tem um risco menor de estragar. O sal também ajuda a manter as bactérias longe. Qualquer coisa sem sal ou “light” tem um perigo maior de contaminação.

Apesar de não existir uma conclusão sobre a manteiga, outros alimentos são muito mais simples: Se colocados no frigorífico, passam a cheirar a mofo ou seu sabor é alterado, por exemplo. Para quê correr esse risco se tudo o que você pretende é armazenar os alimentos correctamente?

1. Tomate10 Alimentos que não deve guardar no frigorífico

O tomate perde todo o seu sabor no frigorífico. E o que é um crime maior do que isso? O ar frio no frigorífico interrompe o processo de amadurecimento que é precisamente o que dá ao tomate mais sabor. O frigorífico também altera a textura do tomate. De acordo com Harold McGee no livro “On Food and Cooking”, a temperatura fria rompe as membranas no interior dos frutos, deixando-as “farinhentas”. Mantenha os seus tomates numa tigela ou cesta em cima do balcão da cozinha.

 

2. Manjericão

10 Alimentos que não deve guardar no frigorífico

Manjericão murcha mais rapidamente se deixado no frigorífico e também absorve todos os cheiros das comidas à sua volta. É melhor guardá-lo fora, num copo de água fresca, como uma flor recém-cortada. Se deseja armazenar manjericão por longo tempo, é recomendável fervê-lo e congelá-lo.

 

3. Batata

10 Alimentos que não deve guardar no frigorífico

Guardar batata na temperatura fria do frigorífico vai transformar o amido em açúcar mais rapidamente, de modo que vai ficar com uma batata doce e dura. Em vez de colocar as batatas no frigorífico, guarde-as num saco de papel num local fresco, mas não frio. Sacos de papel funcionam melhor do que os de plástico porque deixam a batata respirar melhor, não apodrecendo tão rápido. Tudo isto vale para a batata-doce também.

 

4. Cebola

10 Alimentos que não deve guardar no frigorífico

Se guardar as cebolas no frigorífico, a humidade acabará por deixá-las macias e a cheirar a mofo. Mantenha as cebolas num lugar fresco e seco. Cebolinha pode ser guardada no frigorífico devido ao seu maior teor de água. Vale a pena mencionar que cebolas devem ser mantidas separadas das batatas; quando armazenadas em conjunto, ambas se deterioram mais rapidamente.

 

5. Abacate

10 Alimentos que não deve guardar no frigorífico

Se você quiser que os seus abacates amadureçam, definitivamente não os coloque no frigorífico. No entanto, se comprou um abacate já maduro que não quer comer de imediato, pode guardá-lo no frigorífico.

6. Alho 10 Alimentos que não deve guardar no frigorífico

Eventualmente, o alho vai começar a brotar no frigorífico. Também pode ficar borrachudo e a cheirar a mofo. O correcto é mantê-lo num local fresco e seco.

 

7. Pão

10 Alimentos que não deve guardar no frigorífico

O frigorífico vai secar o pão rapidamente. A menos que seja pão de forma fatiado que pretende usar dentro de alguns dias, mantenha o pão no balcão ou no congelador. Cá fora, o pão que pretende comer só deve ser mantido quatro dias. Congele o resto. Pão no congelador deve ser envolto para manter a humidade. Quando o retirar do congelador, deve deixá-lo descongelar lentamente e completamente antes de comê-lo ou usá-lo.

 

8. Azeite

10 Alimentos que não deve guardar no frigorífico

Deve armazenar o azeite num local fresco e escuro, mas não no frigorífico, onde irá condensar e adquirir uma consistência dura, quase como a da manteiga.

 

9. Café

10 Alimentos que não deve guardar no frigorífico

Se deixar café no frigorífico, vai perder o sabor e assumir alguns dos odores de outros alimentos no local. Deve armazenar café num local fresco e escuro, onde irá manter o sabor e a frescura. Grandes quantidades de café podem ser armazenadas no congelador, no entanto.

 

10. Mel

10 Alimentos que não deve guardar no frigorífico

Não há necessidade de armazenar mel no frigorífico. Mel fica bom basicamente para sempre se simplesmente o mantiver hermeticamente fechado. Colocá-lo no frigorífico pode fazer com que cristalize.

 

Adaptado de 10 alimentos que você nunca deve guardar na geladeira de Natasha Romanzoti

 

Poderá também ter interesse em: