5 Alimentos para um cabelo saudável

5 Alimentos para um cabelo saudável

Cabelo saudável a partir da alimentação

Para conseguir um cabelo saudável não basta pensar no tipo de shampoo a usar ou com que frequência o deve lavar. A alimentação também é muito importante. Aqui ficam cinco alimentos que ajudarão a manter o cabelo saudável:

  1. Mirtilos. O mirtilo é um dos frutos mais saudáveis da natureza. Os frutos escuros em geral (como amoras, framboesas e morangos) são conhecidos por ter muitos antioxidantes, tão importantes para combater os radicais livres. Além disso, os mirtilos, tendo um índice glicémico inferior a muitos outros frutos, são a escolha ideal para pessoas com diabetes ou que querem perder peso. Os mirtilos também contêm grande quantidade de vitamina C, essencial para o cabelo saudável, pois alimenta os pequenos folículos pilosos do couro cabeludo. Sem quantidade suficiente de vitamina C, o seu cabelo pode partir-se mais facilmente. Então, coma mirtilos!
  2. Salmão. O salmão selvagem (contrariamente ao de viveiro) está cheio de ácidos gordos ómega-3, incluindo EPA e DHA, óleos que o nosso corpo não produz sozinho e que são essenciais para cabelo e corpo saudáveis. O salmão é também uma excelente fonte de proteína, um nutriente essencial para a saúde do cabelo. Se não gosta de salmão, tente comer nozes ou sementes de linhaça, pois também são ricos em ácidos gordos ómega-3.
  3. Ostras. Também do mar, as ostras são ricas em zinco, um nutriente essencial para a saúde do seu cabelo. Zinco em quantidade insuficiente pode tornar o cabelo quebradiço e o couro cabeludo escamoso. Se não é fã de ostras, pode aumentar a ingestão de zinco com carne e ovos, que também são ótimas fontes de proteína.
  4. Folhas verdes. Como se precisasse de mais motivos para comer espinafres! Todos sabemos que, por várias razões, é importante comer vegetais de folha verde. Esta é apenas mais uma. Eles têm ferro, beta-caroteno, ácido fólico e vitamina C – todos os nutrientes que ajudam a manter o seu cabelo cheio de brilho. Pode então comer espinafre, couve, acelga, ou até brócolos para obter estes valiosos benefícios.
  5. Abacates. Muitos champôs e tratamentos de cabelo contêm abacate como um dos seus principais ingredientes. Isto porque o uso de abacate pode reparar o cabelo danificado, evitar a sua queda e até mesmo promover o crescimento! Mas comer esse fruto (sim, o abacate é um fruto!) pode ser bom para o seu cabelo. O abacate é rico em vários nutrientes, particularmente vitaminas B e E, ​​muito importantes para manter o cabelo forte e prevenir a sua queda. Conhecido como um superalimento, o abacate é também rico em ômega-3, antioxidantes, vitamina C, K e ácido fólico.

Outra forma de aumentar o brilho natural do seu cabelo? Ficar grávida! Isto porque, durante a gravidez, o ciclo de crescimento do cabelo é mais lento e cai menos do que o normal. Infelizmente, depois de ter o bebé, o cabelo lindo e brilhante vai começar a cair (oh, as alegrias da maternidade). O mais importante para aumentar o brilho do seu cabelo é consumir os alimentos acima mencionados. Não só vai ter cabelos saudáveis​​, como o seu corpo vai agradecer.

Adaptado de 5 Foods for Healthier Hair de Kara

Poderá também ter interesse em: